segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Organizando o guarda-roupa



As mulheres mais bem vestidas são aquelas que dedicam mais pensamentos, (o que não implica necessariamente mais tempo, e certamente não quer dizer mais dinheiro) às roupas.

Duas vezes por ano, na primavera e no outono, é uma boa ideia para cada mulher fazer um inventario de seu guarda-roupa para a estação seguinte. Deve-se ser perfeitamente objetiva e observar o seguinte ponto, guardamos por anos a fio peças de roupa que nunca mais pretendemos usar, quando poderia perfeitamente dar utilidade a elas, presentear alguém ou doá-las a quem precisa.

O verão está começando, oficialmente dia 21 de Dezembro é a entrada do verão, porém o calor já chegou e está na hora de revisar o seu guarda-roupa.

Marque na sua agenda para algum dia desta semana, e dedique duas horas a rever cada uma das prateleiras, cabideiros e gavetas. Compre alguns cabides extras, caixas organizadoras e sacos (como os de lavanderias para proteger as roupas.

Vista-se confortavelmente, com uma roupa que permita provar as peças sobre as quais você tiver dúvida se ainda servem ou não, e já separe duas ou 3 caixas médias para separar as peças que não retornarão ao guarda-roupas (caixa da reforma, caixa da doação ou venda e caixa para as que vão para o lixo). Veja abaixo como fazer.

Organizando as roupas

Para melhores resultados, você tem que tirar 100% das peças do guarda-roupa. Dê atenção especial às seguintes categorias:
  • Roupas que não servem mais: Muito grandes, ou muito apertadas. Decida o que quer fazer com elas, mas não as coloque junto com as que servem. Se achar que é cedo para doá-las, coloque-as em uma caixa e guarde-as em separado, para não ficarem no caminho a cada vez que você for escolher o que quer usar.
  • Peças que você precisa, mas raramente tem oportunidade de usar: coloque-as fora do caminho, em um canto. Se estiverem em cabides, tente arranjar algumas capas plásticas (aquelas que as lavanderias usam para proteger peças em cabides) para preservá-las melhor. Aproveite e avalie se não está na hora de mandar lavá-las!
  • Peças puídas ou que perderam a forma: esticadas, tortas, elástico “cansado”? Separe-as e livre-se delas. Avalie se ainda estão em condições de uso para doação, ou transforme-as em panos de limpeza.
  • Peças manchadas ou desbotadas: A não ser que seja uma camiseta de dormir ou aquela que você usa para lavar o carro, você precisa tomar uma decisão: ou vale a pena tentar tirar a mancha, ou a peça tem de sair definitivamente do guarda-roupa.
  • Peças da estação passada: Separe as roupas das demais e as guarde em uma mala ou caixa organizadora, observe se não é a hora de mandá-lo lavar e guardá-lo até a próxima faxina.
  • Cama, mesa e banho: Você não tem toalhas demais? E lençóis? Se faz muito tempo que não usa alguns deles, pode ser a hora de se livrar deles.
  • Sapatos, bolsas, cintos e carteiras: Se eles estiverem "cambados", surrados, fora de moda ou que você não aguenta mais vê-lo. A hora de se livrar deles é agora!

Quando terminar o emagrecimento do guarda-roupa, é hora de recolocar tudo, mas agora repensando o uso do espaço. Coloque primeiro as peças usadas com mais frequência, dando a elas os melhores espaços, e depois use as sobras para armazenar as peças usadas mais raramente.

Um passo a mais: se você for usuário de cabides e quiser facilitar a nova reorganização, que você fará no outono, use o velho truque dos cabides invertidos: retire todas as peças do cabideiro, e recoloque-as todas com o cabide invertido, com o gancho apontando para o lado que você normalmente não usa. Quando você usar uma peça, ao recolocá-la no cabideiro, use a direção normal do cabide. Ao final do verão, as peças que ainda estiverem com o cabide invertido serão as que você não usou nenhuma vez, e bastará decidir o que fazer com elas.

Organize as caixas, a caixa que contém as roupas que vão para o lixo, deve ser retirada imediatamente da casa, a caixa que contém as roupas que irão para a reforma (bainha, cintura, botões, pequenos reparos, etc...) deve ficar visível para assim que possível você possa providenciar o que é necessário. A caixa que está com as roupas para a doação ou venda deve ser revisada. Você pode promover um bazar em casa e vender para as amigas, pode levar a um brechó e vender ou pode ser solidária e doar para os que necessitam.

Agora que você já sabe o que tem em seu guarda-roupa, fica mais fácil planejar o que vai entrar no seu guarda-roupa e quanto você vai investir em cada peça.

No entanto, seria um erro estabelecer um programa de compras e segui-lo rigidamente. Muitas vezes aquela roupa belíssima é comprada num impulso. Uma mulher não deve nunca privar-se de algo que lhe dará prazer e a tornará mais bonita, simplesmente porque não foi incluído nos seus bem traçados planos.


Nenhum comentário: