sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A difícil arte de ficar elegante mesmo estando doente


Como se manter bela e serena mesmo estando doente?
Não é nada simples, menos ainda fácil. Fiquei quase uma semana ruim e só agora começo a apresentar melhoras.

Infelizmente Gripe ou Resfriados não se cortam, se eliminam, pois o corpo está querendo colocar a sujeira para fora e é só observar: o que sai quando está com gripe? As secreções são sujeiras, toxinas, não?

A gripe e o resfriado tem um ciclo, tratando seja lá como for ela vai ficar um tempo no seu corpo. Esse tempo pode variar de 5 dias até 2 semanas.

Existem várias formas de tratar da gripe e do resfriado, podem ser através de medicamentos sintéticos, ou de uma forma mais natural e não agressiva ao corpo. Independente do tratamento dado, o período da doença é o mesmo.

Minha sugestão é optar pela forma natural, então, primeiro de tudo é se organizar, quando começar a perceber os primeiros sintomas é bom fazer uma pesquisa nos cadernos de receita e procurar o maior número possível de receitas que tenham muitos legumes e que não deem muito trabalho (ninguém merece ficar na cozinha passando mal!!!) que sejam leves, de fácil digestão e temperadas com pouco sal e muitas ervas aromáticas

(ex: sopas líquidas e/ou cremosas para o jantar, saladas, ratatouílle, lasanha de legumes ou peixe cozido com legumes para o almoço, muitas frutas e/ou suco de frutas nos lanchinhos).

Faça uma alimentação rica em frutas e verduras cruas, depois dê um bombardeio no seu corpo com vitamina C, não aquela que você já compra pronta, mas a que você encontra no limão, laranja, acerola e até no kiwi.

Aproveite o café da manhã e a hora de dormir para turbinar o tratamento.
Em jejum misture 2 colheres de própolis com meia xícara de água, depois prepare um suco de 2 laranjas e 1 limão e tome junto com seu café da manhã habitual.

Na hora de dormir prepare um chá que tenha "efeito quente" para auxiliar a eliminar as toxinas 

- já postei a receita desse "santo remédio". rs.

Feita a pesquisa, o segundo passo é montar uma listinha de compras contendo:


Higiene Pessoal
-Lenços de papel;
-Álcool em gel;
-Sabonete de Glicerina (pode ser infantil)
-Soro Fisiológico (para a inalação e para manter as narinas limpas)
-Essência de Eucalipto (para inalação e para perfumar o ambiente)


Alimentação
-Selecionar várias frutas por conta das vitaminas (Cítricas, Doces, Semi-ácidas, Hídricas e Oleaginosas); Bom mesmo é tomar um suco de pelo menos 4 frutas a tarde na hora do lanchinho, é vitamina garantida!
-Legumes variados para as receitas;
-Maços de hortelã (de preferência fresca) para fazer o chá que é estimulante e espasmódico, tônico, excelente oxigenante celular, mitiga cólicas. Conforta o estômago, aromatiza e ajuda a uma boa digestão.
-Cebola e Alho que são antibióticos naturais, os quias deverão ser incluídos na alimentação diariamente.

Para auxiliar o tratamento é bom ter sempre a mão:
-Água fresca (muita)
-Mel (pode ser sache, assim dá para carregar na bolsa)
-Spray de própolis (além de ajudar a garganta ainda evita mal hálito)
-Xarope caseiro - Outra receitinha já postada aqui que alivia e muito o desconforto da garganta!
-Garrafa térmica com Chá de Hortelã quentinho para ser tomado a toda hora!
Eu enchia a garrafa de meio litro 4x ao dia - hora que levantava, na hora do almoço, por volta das 17 fazia mais uma (nada como o aconchego de um chá quentinho para diminuir a tosse, o desconforto e o mau hálito) e antes de dormir fazia a última (com acréscimo da camomila para ajudar a relaxar e a dormir) e deixava ao lado da cama, bastava começar a tossir para tomar meia xicrinha e voltar a dormir, assim sempre tinha a mão chá quentinho e fresco


O terceiro passo é: quem está ou suspeita de estar com alguma doença respiratória, incluindo qualquer tipo de resfriado ou gripe e especialmente a gripe A, deve agir com elegância e tomar cuidados para não disseminar a doença. Quem está resfriado ou gripado não deve ir em hipótese alguma a casa de amigos, abraçar ou beijar crianças, principalmente (pode apostar que tem muita gente sem noção que faz isso e não tá nem aí). lavar sempre as mãos e utilizar o álcool asséptico. Se precisa ir trabalhar ou à rua, usar a máscara, esse é o mínimo que se espera dessas pessoas. Mesmo que elas já estejam tratando sua gripe, ainda podem espalhar o vírus.

O melhor conselho para melhorar logo sem afetar muito a aparência é seguir essas dicas
-Mantenha uma alimentação saudável.
-Cuide muito bem da sua higiene bucal.
-Beba bastante líquido.
-Poupe suas energias: durma bem e descanse.
-Use roupas quentinhas e confortáveis com um toque de colorido (pode ser uma camiseta rosa ou um lenço azul, ou uma blusa laranja, ou uma bolsa dourada..., a cor ajuda a amenizar a aparência doente, mas não saia como se fosse para um desfile de escola de samba, escolha um item colorido que fique em harmonia com você e com seu estilo de se vestir)
-Mantenha a casa ou o local de trabalho limpo e bem ventilado.
-Evite aglomerações.
-Lave as mãos com frequência e use o álcool em gel.
-Utilize sempre lenços descartáveis para assoar o nariz.
-Quando for espirrar se afaste um pouco das pessoas, tampe a boca com um lenço ou com a blusa.
-O Soro fisiológico nas narinas ajuda a combater a obstrução.
-Tente caminhar ao sol.
-Se não for possível ficar em casa, utilize uma máscara nos primeiros dias para não contaminar as pessoas.
-Não tome antibióticos desnecessariamente 
-Procure um serviço médico se tiver dúvidas ou ocorrerem complicações. 

Nada melhor do que o bom senso para se manter elegante e amenizar o desconforto mesmo estando terrivelmente gripada ou resfriada :)



Nenhum comentário: