segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Rotina do Bem

Mas que dia!!!
Hoje foi um dia bem atarefado para mim.
Levantei-me cedo, mesmo sabendo que hoje não havia necessidade. Adoro quando dá para emendar um feriado!

Mas levantei com uma sensação diferente. Não apenas com a vontade de escrever no meu blog (adoro uma novidade!), mas a noite inteira tive essa sensação. É uma estranha sensação de força, não apenas força de vontade, mas de força mesmo, sinto como se houvesse grandes forças agindo pelo meu corpo e em toda a minha volta.

Estamos na Lua Minguante e mesmo assim a sensação foi forte hoje o dia todo! Não sei se tem haver com o calendário, ontem para algumas culturas (países anglo-saxonicos) foi o Halloween, que antigamente era a celebração de samhain, aqui no Brasil foi o dia do Saci. Hoje é dia de Todos os Santos e amanhã é dia de finados (dia dos os mortos), acredito que esses dias devem mesmo ter algum tipo poder que desconhecemos, mas não dá para negar que esses dias são carregados de energia.

Com toda essa energia no corpo, fui cumprir os meus rituais de toda segunda, rs.
Depois de me espreguiçar deliciosamente bem (me senti até uma gata literalmente), fui cuidar da higiene matinal e sai para comprar o pão nosso de cada dia e o que faltava para o café da manhã, não sem antes passar na mesma farmácia de sempre para me pesar.

Como é segunda feira independente de ser o primeiro dia do mês, foi dia de me pesar, olhar o estrato bancário, planejar o cardápio para a semana, verificar a dispensa da casa (acredito que fazer compras uma vez por semana é a forma mais econômica e que melhor evita o desperdício), organizar e dividir as tarefas domésticas ficando uma tarefa diferente para cada dia da semana e dessa forma aproveitar sem culpa o dia de amanha garantindo assim um “spa day” no conforto da minha própria casa. (Delícia!)

Andei no último ano displicente nessa parte, fui tomada de um malefício terrível, o malefício da preguiça que veio mais para estagnar a minha vida e me fazer infeliz . É incrível como eu me enganava, dizendo para mim mesma e para os outros que era cansaço e o que eu estava fazendo era "descansar", pura mentira, era preguiça mesmo e com ela veio a má vontade, o desanimo e até uma leve depressão. É incrível, quanto menos a gente faz, menos tem vontade de fazer! Mas agora com as forças renovadas, vou cuidar das minhas listinhas e prioridades com mais afinco. Não vou mais apenas fazê-las como vinha fazendo, vou colocá-las em prática com a alma e a consciência!

Aprendi com a minha avó que deve-se ter o que ela chama de “rotina do bem”, ou seja, sempre organizar bem o tempo para ter mais vida e disposição. Criar uma rotina consciente que garanta um tempo de sono adequado, horário certo para se alimentar, para se cuidar, cuidar da casa, trabalhar, estudar, para o ócio, ou ler, ou assistir a um filme ou programa de televisão, ou curiosar na net, ,...

Eu tive a chance de colocar a “rotina do bem” em prática na minha vida quando me vi morando em uma república muito longe de casa na época da faculdade. Se não montasse uma boa rotina ficava perdida, cansada, sem dinheiro (e o pior, endividada) e sempre sem tempo.
Com um enorme estresse mental fui passar o tempo de férias no sítio da minha avó, onde ela se sentou comigo e começou a me ajudar a montar as listinhas e foi me lembrando da vida que eu tinha com ela antes de sair de casa. Era tão mais fácil quando era ela que cuidava da minha rotina. Depois de montada todas as listinhas, caberia a mim, sozinha, ver o que era prioridade (além do estudo indiscutivelmente!) e como eu iria executar as tarefas no meu dia-a-dia. Nada é fácil no começo, ainda mais morando com outras pessoas, mas em alguns meses, eu comecei a tirar de letra as atividades, fui melhor no curso, fazia (bem) a minha parte na república, tinha tempo para cuidar de mim, passei a controlar a minha alimentação e também as finança (mesmo levando mais de um ano para pagar todas as dívidas), cultivei um lindo jardim, passeava com as minhas lindas cachorrinhas e além disso, tinha muito, muito tempo para namorar.
Tudo bem, eu tinha 20 anos na época, mas uma coisa é certa: -Uma rotina bem planejada garante mais disposição e tempo para fazer de tudo um pouco! Adotei até uma agenda na época para me organizar melhor. Mas o melhor de tudo, eu confesso, naquela época eu não ficava escrava da rotina. Como já tinha tudo organizado e em ordem, me dava o direito e o luxo de aceitar convites inesperados para sair, ficar horas com uma amiga, curtir o namorado (hoje marido), enfim, era organizada mas não escrava da rotina.

Dessa vez, vou retornar a ser como eu era. Hoje foi um grande avanço. Terminei minhas listinhas, fui ao mercado, açougue e hortifrúti, dividi até as atividades domésticas da semana com o marido, não ficou exatamente como eu queria, mas já foi um avanço, só preciso ver se ele vai cumprir. rs. Já anotei todos os gastos do dia na minha planilha, agora tenho todo o tempo para escrever aqui e para “xeretar” livremente pela rede com aquela maravilhosa sensação de dever cumprido!
Ai, ai, quero ver se encontro uma receita de bolo

Beijo grande a todos e até amanhã

Nenhum comentário: