terça-feira, 2 de novembro de 2010

Amor e Respeito com o próprio corpo



Hoje o dia está totalmente introspectivo para mim!

Passei boa parte do tempo hoje pensando sobre esse assunto muito importante que frequentemente vejo sendo negligenciado, e essa negligencia vem trazendo muito sofrimento a praticamente todas as pessoas, não achei melhor forma de começar esse assunto do que citando uma passagem da Bíblia.


Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” (1 Corintios 3:16,17)


O corpo é o instrumento com o qual viemos a esse mundo. Não nascemos com um nome, um sobrenome, ou uma nacionalidade, mas nascemos com um corpo físico. Não temos um endereço ainda, nem hábitos, não podemos andar ou falar, tudo isso teremos que aprender. E a nós é dado um lindo e perfeito instrumento para aprendizado: o corpo físico.


O corpo é a nossa base, é o fundamento, a verdade mais importante. Nosso corpo é a conexão com o mundo externo. Não há nada na Terra que seja mais próximo a nós do que nosso próprio corpo. Mesmo a pessoa que você mais ame na vida jamais poderá chegar mais próxima a você do que seu corpo está. Mas por mais curioso que pareça, é esse corpo que muitas vezes negligenciamos, na realidade, fazemos isso a maior parte do tempo. Muito frequentemente não o damos a atenção que ele precisa e o condenamos por frustrações internas.


Encontrei em um site uma possível explicação: Porque isso acontece dessa forma? Porque desde que você era criança a ensinaram a negligenciar seu corpo e a ter vergonha dele. Seu corpo é a base da sua sexualidade e essa é condenada na sociedade. E isso não é algo apenas dessa época, as pessoas vem condenando a sexualidade por milhares de anos. A humanidade cultivou um grande medo da sexualidade e usou isso para condenar o corpo físico. É por isso que o conceito de pecado original do corpo está profundamente arraigado em nossa forma de perceber o mundo.


Uma coisa muito comum venho observando, provavelmente várias vezes, as pessoas, principalmente as mulheres, se exaltam com a beleza de uma flor ou uma árvore ou uma rocha, uma paisagem, um passarinho ou se encantou com a beleza de um animal selvagem, mas, e com as SUA beleza, você já se exaltou com a beleza de seu próprio corpo? Seu corpo é o fenômeno mais fantástico, nenhuma flor ou árvore ou rocha ou animal tem um corpo tão lindo quanto o seu.


Alguém pode ter dito para você respeitar seu próprio corpo, a mais perfeita criação da natureza? Quando alguém se exalta com a beleza de uma flor as pessoas dizem que essa é uma pessoa com senso estético, mas quando alguém olha com a mesma exaltação a um belo corpo masculino ou feminino, as pessoas dizem que isso não é correto, que é indecente ou narcisismo e essa pessoa deve ter vergonha de si mesma.


O corpo precisa de respeito, deve ser amado e se deve olhar para o corpo como se ali estivesse a maior criação de Deus, porque é isso que ele é. Eu sei o quanto é difícil começar a respeitar o próprio corpo, porque é uma coisa a qual quase ninguém foi acostumado a isso. Começamos a vida levando muita bronca quando criança para agir primeiro pensando nos outros.


Eu sempre fui teimosa, por sorte essa lavagem cerebral me afetou de forma leve e hoje eu observo as pessoas a minha volta, tanto as da minha família quanto os meus amigo, vizinhos e colegas e acabei entendendo que antes de qualquer pessoa poder amar seu corpo, você mesmo precisa amá-lo e respeitá-lo primeiro.


As vibrações da sua própria falta de respeito e auto condenação irá de alguma forma afastar a pessoa que pode lhe dar a felicidade. Existe uma lei que diz: "O amor que você sente por si mesmo é o amor que as pessoas sentirão por você" mas é impossível amar a si mesmo se você sente repulsão e condena a si mesmo através do seu corpo. Se não nos respeitamos, damos a deixa para que outros nos desrespeitem, seja na própria casa, no local de trabalho e até mesmo na rua.



Vou te contar um pequeno segredo: uma vez que a mulher começa a se aceitar como ela é, ela se torna mais e mais linda! Já havia uma propaganda de cosmético que dizia isso há muitos anos " Quanto mais você se cuida, mais você se ama", e a volta é valida!


Quando mudamos de atitude com relação a nosso corpo, uma enorme transformação acontece, tanto de dentro para fora (seu corpo acaba respondendo a suas expectativas, é só dar tempo a ele e não descuidar) quanto de fora para dentro. E isso acontece realmente rápido e as pessoas no seu ambiente começam a perceber essas mudanças em você. Quando se começa a amar o próprio corpo, as pessoas ao redor irão compartilhar com você esse prazer. Muitas pessoas se apaixonam por você pelo fato de você ter se apaixonado por você mesma.


Infelizmente muitas pessoas se sentem desmerecedoras ou muito infelizes porque seu corpo não se adapta totalmente a certos padrões, isso acontece na maioria das vezes, porque ela não tem capacidade de observar o que acontece a seu redor, o paradoxo é que mesmo as mulheres mais lindas, com os corpos mais que perfeitos, ainda tem algumas ressalvas críticas quanto a seus corpos. Até as estrelas de cinema e as top models que o mundo inteiro está assistindo e aclamando, tem certos complexos sobre suas próprias aparências, muitas delas até se submetem a cirurgias plásticas para achar alívio no seu descontentamento.


O fato é que corpo em si nunca é a fonte de problemas, todos os problemas aparecem em nossas mentes. Nenhum animal sofre porque tem certos conceitos de como seu corpo deveria ser, nenhum animal, nem um hipopótamo, porque então temos que nos submeter a uma lei que não é a da natureza? Apenas a mente humana é capaz de produzir esses problemas.


O corpo é a única propriedade, é um presente de Deus, o bom da vida é aproveita-la ao máximo! Se você ama seu corpo, ele irá se curar de dentro para fora, irá se transformar.

Quando você ama uma pessoa, você começa a dar a essa pessoa sua atenção, seus cuidados, seus carinhos, você se importa com ela e começa a saber cuidar e a entender suas necessidades. E quando você começar a dar atenção ao seu corpo, você vai começar a ouvir com muito cuidado a todas as suas necessidades, o que e quanto comer, quanto dormir, seu corpo te dirá isso tudo! Ele quer fazer exercícios? Talvez correr? Dançar? Fazer algumas posturas de yoga ou Tai-chi-chuan? Visitar uma sauna? Meditar?


O amor tem o incrível poder de transformar as coisas, como o amor muda a mulher, ela se torna mais bonita assim que alguém se apaixona por ela. Apaixone-se por si mesma e você verá como seu corpo responde a isso com prazer e gratidão! Seu corpo esteve esperando pacientemente por sua atenção e apreciação por tanto tempo. Ele até adoeceu de tanta aflição quando você o negligenciava demais. O amor vem sempre acompanhado com cuidados, quando passamos a nos amar, passamos a nos cuidar em todas as áreas, alimentação, exercícios, vestimentas e até a parte intelectual e sentimental amadurece.


Mude de atitude, mude de comportamento, passe a se observar mais, não com olhar crítico, mas vendo suas qualidades, admirando algo que você faz bem, cuidando-se com carinho e atenção. Basta uns minutinhos a mais no banho com aquele sabonete cheirosinho comprado especialmente para aquele momento para começar a mudar o seu humor, para mudar suas atitudes, mudar a forma como nos encaramos e como encaramos a vida. Tem uma outra música que diz que os momentos felizes não estão escondido nem no passado e nem no futuro. Então, porque não me amar desde agora, desde hoje de manhã? Porque raios as pessoas pensam que primeiro tem que virar uma Top Model para só então ser digna de merecer amor?



Investir em nós mesmo é sempre o melhor negócio e o melhor investimento! É retorno garantido de satisfação, o investimento financeiro pode até ser baixo, comprar um sabonete cheiroso, ou um shampoo diferente, ou mesmo um condicionador de outra marca, quem sabe um frasquinho pequenino de óleo de amêndoas, ou um vidrinho de esmalte, ou aquele hidratante,... qualquer um desses itens nos fazem muito bem! Acredite!


Quanto mais investimos em nós, mais e mais estaremos nos amando. Não invista apenas financeiramente, invista com algo que o dinheiro não pode comprar. Invista com o seu carinho. Isso mesmo, faça carinho ou massagem enquanto estiver no banho ou passando algum creme, penteie seu cabelo com calma e cuidado, o resultado vem na hora.


Se ame, se ame muito, pois amor, sempre atrai mais amor e, com ele, vem a admiração!
 
  

  beijo grande


                                                                                                           
 





Um comentário:

Simone disse...

Que lindo o texto! Me identifiquei muito.