terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prática da mono dieta


Hipócrates, o "Pai da Medicina", há quase 2.500 anos, recomendava: "que o teu alimento seja o teu remédio e o teu remédio seja o teu alimento". Portanto, a cada refeição devemos nos lembrar: amanhã, este alimento será meu sangue.

O que usamos como alimento determina a qualidade de nosso sangue, que por sua vez influencia o desempenho das células, órgãos e sistemas. Se o sangue for rico de nutrientes e desintoxicado, as células serão vigorosas, eficientes, integradas: saúde verdadeira. Mas para acordar o organismo para esta nova forma de “viver”, é preciso:

* Estar diariamente buscando uma nova forma de alimentar-se de maneira saudável.

* Estar periodicamente permitindo o alívio das cargas tóxicas presentes no organismo.

* Estar cada vez a um passo mais distante do sedentarismo.

* Fazer a cada 10 dias uma mono dieta com a intenção de desintoxicar o organismo.

Estimulando o consumo de um único alimento apenas, dissociado dos
demais tipos, a mono dieta provoca intensas modificações no organismo, promovendo o reequilíbrio de funções alteradas e a cura de doenças crônicas.

Esperar que toxinas acumuladas durante toda uma vida, sejam eliminadas em um curto período de tempo não é sábio. Um processo gradual de desintoxicação permite ao organismo ir se ajustando às mudanças sem passar por perigosas "crises de cura" e distúrbios emocionais. Portanto, antes de fazer a mono dieta é importante ir eliminando aos poucos os exageros alimentares e o excesso de alimentos industrializados e seus ingredientes de baixo valor nutricional e alto valor calórico. 

A mono dieta consiste em comer apenas um alimento por um dia ou mais para aliviar o sistema digestivo e reequilibrá-lo para eliminar os excesso de toxinas que estão circulando no trato gastro-intestinal. 

Quando ficamos um ou mais dias ingerindo apenas um tipo de alimento conseguimos desprogramar o metabolismo, provocando transformações bioquímicas que irão promover a desintoxicação, principalmente através da limpeza do sistema linfático cujos metabólitos são drenados e eliminados durante a prática. A mono dieta só deve ser realizada em curto tempo, variando
segundo o objetivo e o produto nutritivo usado. Obviamente, o uso prolongado de apenas um produto alimentício determina, ao longo do tempo, carências alimentares, mas, utilizado por um período, estimula o processo de recuperação do organismo

A mono dieta também é muito eficaz para o tratamento de distúrbios alimentares como a compulsão por doces e alimentação excessiva e , apesar de emagrecer, não deve ser utilizada com esta finalidade.

A mono dieta pode ser direcionada para casos específicos através da indicação da escolha do alimento a ser ingerido, que terá seu poder terapêutico potencializado durante o tratamento – por exemplo:

* mono dieta do rabanete, combate ao ácido úrico 

* mono dieta da melancia para fortalecer o sistema urinário, propriedades concentradas. 

* mono dieta do abacaxi, é de apenas um dia, mas deve ser repetida com intervalos regulares, em geral de uma semana, até que seus objetivos sejam atingidos. A quantidade ingerida em cada refeição fica a critério do doente. É indicada tanto para a fase aguda da litíase renal (cálculos), como para prevenir a recorrência dos cálculos. Tem grande eficácia no tratamento da obesidade resistente, da pressão alta, na prevenção das crises de gota, e no reumatismo crônico. Sua ação diurética é muito boa, servindo também como recurso auxiliar nos tratamentos das infecções urinárias em geral. 

* mono dieta do melão, é semelhante à dieta do abacaxi. Escolhe-se um dia da semana e ingere-se apenas melão maduro. É eficaz para todas as doenças ginecológicas e hormonais femininas. Bem indicado como tratamento a longo prazo das cólicas menstruais e na tensão pré-menstrual. A quantidade a ser ingerida também é livre, obedecendo-se as quatro refeições

Um comentário:

Anônimo disse...

ola gostei muito das dicas e agora vou usa-las no meu dia a dia vlw!!