segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Elegância de um Salto Alto

"Toda mulher que seduzir um homem para que ele se case
com ela, utilizando-se de sapatos de salto alto ou outros
artifícios(...)será castigada com as penas de bruxaria"


Lei promulgada no séc. XV, pelo parlamento inglês




Olhe o sapato de uma pessoa e você adivinhará o estado emocional dela; as metas e expectativas dessa pessoa; se a auto-estima dela está alta ou baixa; e, o que é mais importante, a atitude dela em relação a sexo.

Se você algum dia observou uma mulher de salto alto andando pela rua, sabe o poder de atração que esse tipo de sapato exerce.o ritmo de quem está usando salto alto é tanto auditivo como visual,uma combinação magnetizadora de passos em staccato com cadeiras de balanço. Comparada com suas irmãs de salto raso, uma mulher de salto alto é uma sereia, olhada tanto por homens como por mulheres - embora por motivos diferentes. 

Por que será que o sapato de salto é tão fascinante?

A resposta é clara, porque nos tempos modernos, é uma forma de calçado exclusivamente feminina. Somente as mulheres e os homens vestidos de mulher, o que pressupõe um exagero das características femininas; os saltos altos fazem a pelve oscilar, o que projeta os seios para frente e salienta as nádegas, eles alongam as pernas, visualmente, o que por sua vez atrai os olhos para cima, para a genitália. Ao contrair os músculos da parte inferior da perna, os sapatos de salto alto afinam a barriga da perna e o tornozelo. O salto alto faz com que pé pareça menor, ao posicioná-lo num ângulo extremo, o que também exagera o arco do peito do pé. Por fim, os saltos altos mudam consideravelmente o andar da mulher tornando ela mais sedutora e confiante.

Como é triste que as mulheres nunca tenham sido ensinadas as razões da atração pelo sapato de salto alto. Por salto alto eu quero dizer salto agulha entre 7 e 12 centímetros. Tampouco me refiro ao salto atarracado e grosseiro, embora alto, que não parece nada além de um cabo de pistola 45 automática ou um calçado ortopédico. Me refiro a salto agulha de bico fino, aquele que lembra uma taça delicada de vinho. Pegue qualquer revista masculina e olhe as chamadas das garotas sensuais ou melhor ainda, observe os desenhos dos cartunistas e você verá que sapato de salto alto está sempre na moda e é sempre um fetiche e vai sempre prevalecer como um simbolo sexual e sinônimo de feminilidade.

Os motivos para o salto alto ser tão adorado pelos homens e pelas mulheres são muitos. Primeiro o sapato de salto alto agulha forma uma curva "S" distinta do alto do calcanhar até ao ponto em que o salto toca o chão. Esta curva "S" é uma curva tradicional da beleza, a curva serpenteante do mistério, o simbolo do fluídico, do contorno feminino. Nenhum outro estilo de sapato é tão flagrante no retrato desta configuração que incita prazer emocional.

Uma coisa muito mágica acontece quando o pé é colocado num sapato de salto alto e a mulher que o veste se levanta. A parte posterior panturrilha é projetada num exagero do seu plano normal, criando outra curva "S" diretamente acima daquela formada pelo sapato. Ainda outro exagero é formado acima do joelho, quando as nádegas se projetam, com o quadril e a cintura, formando um terceiro "S" - que se inicia onde a cintura se alarga nos quadris e nádegas e retirando-se conforme o joelho se aproxima. Anton La Vey chama esse jogo sedutor de "S" de trindade profana, pois é certamente a base de muita tentação.

Da mesma forma que um pescoço de cisne chama a atenção pela beleza enquanto ele desliza pelo lago ou pela beleza misteriosa da estrutura da montanha russa (a curva "S" sempre chama a atenção) o efeito do salto alto quando uma mulher que o usa está de pé é ainda maior. O efeito realmente devastador do salto alto vem quando a mulher começa a andar. É virtualmente impossível andar de salto alto sem que o quadril e a pélvis reajam de um modo exagerado! Qualquer garota que já tentou andar de saltos altos sem sacudir sua traseira sabe que o efeito resultante é tão ridículo que desafia descrições. Uma vez que os saltos são vestidos nos pés, toda a tentativa de se andar sem o balanço posterior se torna artificial. Mas o balanço para ser sensual precisa ser suave, do contrário se cria algo muito vulgar ou mesmo grotesco de se ver.

Assim, no Ocidente e em especial no Oriente sempre se considerou um pé pequeno um pré requisito para atração física; tanto em sua edição de julho de 2000, a Vogue afirmou numa história ilustrada com uma perna perfeitamente torneada e liza calçando uma sandália Jimmy Choo de salto agulha, incrustada de diamantes que os pés ideais são os de ossos pequenos tamanho 36 ou 37(que são as dimensões mais adequadas para um sapato Manolo Blahnik de salto agulha. Pés maiores são considerados exagerados demais para serem verdadeiramente belos).

O salto agulha pode ser considerado o campeão de preferência fetichista, mas o supra sumo desse modelo de sapato foi inventado nos anos 1950, intitulado de stilleto, foi fabricado por um italiano que criou um salto com miolo de metal, inovação que permitiu os saltos mais finos jamais imaginado. Muito alto, mas de aparência delicada como uma taça de vinho; ele restringe, dificulta o andar e pode se partir sob pressão, entretanto o andar sinuoso que ele provocava era o acompanhamento ideal para as roupas ultrafemininas da época, conclui-se que o salto agulha é a personificação da feminilidade. 

Entretanto, tal salto por muito tempo foi considerado uma arma mortífera, embora pareça um grande exagero, mas mesmo assim uma mulher com saltos muito altos e finos de fato parece estar com um objeto mortífero atado aos pés. Como descreveu certa vez uma reportagem da revista Allure, que andar por aí calçando sapatos de salto alto é uma viagem poderosa. Com os saltos certos, a mulher se sente invencível.  

O melhor de tudo é que uma pesquisadora italiana descobriu é que andar de salto pode fortalecer o assoalho pélvico da mulher. Essa região é responsável pela sensação de pressão sentida no ato sexual e na penetração, tanto pela mulher quanto pelo parceiro.

Fora os diamantes os salto altos são um dos melhores amigos das mulheres, eles as deixam mais bonitas, elegantes e femininas, o salto é muito mais que um acessório feminino, algumas empresas exigem que suas funcionárias trabalhem de salto alto,há muitos séculos atrás o salto alto era sinônimo de riqueza para algumas culturas para outras beleza, muitas mulheres usam os sapatos de salto com o propósito de o pé ficar menor, porque era visto como uma mulher ideal para se casar aquelas que tinham pequenos e delicados pés.

Podemos afirmar que ele deixa qualquer mulher mais bonita, porém pode causar danos.O mais recomendado é escolher o sapato ideal, aquele que ofereça maior conforto para seus pés, pernas e postura, quando o salto é muito alto o corpo se projeta de forma errada para frente ou para trás, forçando uma postura incorreta.Os prejuízos são inúmeros vejam alguns:Encurtamento dos músculos da panturrilha; Lombalgias; Problemas articulares; Artrose; Artrite; Desvios musculares; Entre outros.

Quando usá-los procure sentar-se, se for ao banheiro tire um pouco os sapatos e alongue os pés, na hora de comprá-los também tome cuidado e procure visar mais o conforto do que beleza e preço, caminhe com os sapatos ainda na loja antes de comprar, verifique se ele não incomoda, se o material é fácil de higienizar, para evitar odores, entre outros fatores, o salto é sempre um ótimo aliado em diversas situações.

 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Matéria interessante, buscava por isso, mas não achava ...
obrigado ...