domingo, 25 de setembro de 2011

O Poder do Espelho


Espelho, espelho meu.
Sai do espaço profundo...
E vem me dizer se há no mundo
Mulher mais bela do que eu...

(fala da madrasta no conto "A Branca de Neve")

A palavra espelho vem do latim "speculun" e deu nome a especulação, que originalmente, significava observando as estrelas através do espelho.

O que reflete o espelho? A verdade, a sinceridade e o conteúdo do coração e da consciência.

Quem não se sente atraído quando passa diante de um espelho? É inevitável, parece que esse objeto tem o poder de atrair a nossa atenção, tanto para admirar-mos quanto para questionar-mos nossa própria imagem.

Temos os espelhos como inimigos ou aliados? É intrigante como essa peça do mobiliário pode nos fazer bem ou mau com a mesma intensidade. O espelho está diretamente relacionado com a vaidade humana. Ele é sincero; não mente. Foi criado para mostrar nossa aparência do jeito que ela é. E é por isso que muita gente acaba encarando-o como um inimigo.

Ao nos depararmos com a nossa imagem refletida no espelho, as vezes, ela não condiz com aquela imagem que imaginávamos ter, e nesse momento é comum ter uma sensação de fracasso ou frustração e a tendência é corrermos da imagem refletida, então... antes de olharmos para o nosso próprio reflexo quando estivermos diante de um espelho, a primeira coisa a se fazer é olharmos para os nossos olhos fixamente, profundamente e sem receios. A certeza de estarmos realmente nos vendo nos impulsionará a olharmos o restante do nosso corpo mais tranquilamente e verdadeiramente, sem tendencia ao exagero, pois fomos a procura de nossa alma.

A pergunta da rainha das feiticeiras a seu espelho mágico no conto de fadas (A Branca de Neve), é um eco de práticas tão velhas quanto o próprio tempo. Como muito dos instrumentos de magia, o espelho é um objeto inspirado na natureza.
Os primeiros espelhos eram os lagos. Num dia tranquilo, quando as águas não formam ondulações, pode observar um reflexo bastante detalhado. Na tentativa de capturar esse fenômeno, poliam-se pedras e metais mas sem grandes méritos até que, por fim, produziu-se o vidro que, quando revestido em um dos lados com uma fina camada de prata, produzia uma superfície reflexiva perfeita; um lago perfeitamente cristalino, "congelado" para ser usado quando desejado.

Espelhos (e superfícies reflexivas) há muito dominam a nossa imaginação. Há diversas referências a espelhos no folclore, assim como nas lendas e na magia, se bem que, tais práticas, estão quase que esquecidas hoje em dia.

O espelho é o símbolo mais imediato da contemplação espiritual, e mesmo do conhecimento ('gnosis') em geral, porque ele retrata a união de sujeito e objeto. Ao mesmo tempo este exemplo serve para demonstrar como os vários significados de um símbolo, que se referem a muitos níveis diferentes da realidade e que podem parecer por vezes contraditórios, são internamente coerentes, e estão harmoniosamente, contidos no significado total da imagem, que é puramente espiritual em si mesmo.

Segundo as lendas contadas nos livros Druidas, os espelhos mágicos são símbolos lunares e femininos, simbolo da realeza, da totalidade e da verdade, e, se forem apresentados no formato redondo, simbolizam a perfeição, mas os espelhos para os Druidas representam também a união conjugal e o espelho partido, a separação.

O número 8 é um número sagrado para os Druidas, sendo assim, eles usavam um espelho octogonal nas casas para assim reconhecerem e afastarem os mau. Esse tipo de espelho é o intermediário entre o modelo redondo (celeste) e o quadrado (terrestre).

O simbolismo do espelho é simples e ao mesmo tempo complexo. É considerado sagrado a Lua, pois como a Lua reflete a luz do Sol, o espelho reflete a luz e a sombra de tudo o que passa por ele. Sendo um símbolo lunar, os espelhos utilizados em magia são geralmente de forma arredondada.

Nenhum comentário: