sábado, 23 de abril de 2011

A importância de aprender a cozinhar


Não tem jeito, para emagrecer com saúde é necessário aprender a cozinhar.

Nós somos reflexos daquilo que comemos, então saber cozinhar é fundamental para ter mais disposição, energia e melhor qualidade de vida.

A comida deve ser tratada como o tesouro mais precioso. Muitas vezes, compras de emergência são inevitáveis, mas geralmente as compras devem ser planejadas para formar o estoque necessário, evitando um excesso desnecessário e o apodrecimento de comida na geladeira. Uma observação importante: Nunca faça as compras com o estomago vazio para evitar comprar alimentos desnecessários e hipercalóricos. É mais fácil comprar compulsivamente quando se está com fome.

O cardápio também deve ser pensado com antecedência, procure tirar um dia da semana para montar o menu, planeje as suas refeições, para evitar escolher soluções de última hora que por certo serão ricas em gordura e calorias. Esqueça a comida pronta e gaste mais tempo na preparação das suas próprias refeições que serão muito mais saudáveis e também mais light.

Nos dias em que for cozinhar, procure estar de bem com a vida, pois suas emoções influenciam o alimento. Limpe a mente e concentre-se no ato de cozinhar. No ato de transformar o alimento estamos também nos transformando. A energia de nossos pensamentos, acumula-se  nas mãos e passam para o alimento. Então, é necessário concentração e bons pensamentos na hora de preparar os alimentos.

Selecione sempre alimentos de boa procedência, nutritivos, coloridos, saborosos e saudáveis, porque nós somos e seremos sempre aquilo que comemos! Faça um prato bem colorido, arco-íris, para que tenha vitaminas e minerais de forma adequada. Varie o cardápio o máximo possível, pois ninguém merece comer todo o santo dia a mesma coisa.

Sente-se para comer e coma devagar, não tenha medo de ser o último a acabar. Evite comer diretamente da panela ou da travessa de servir. O hábito de comer assistindo televisão, ler uma revista, falar ao telefone, ouvir música,  entre outras atividades, pode distraí-lo(a) e você não perceberá o quanto está comendo.

Utilize pratos e talheres pequenos, para dar a sensação de estar comendo grandes quantidades e procure comer devagar e saborear cada porção. Conte o número de vezes que você mastiga cada garfada de alimentos. Se são de 20 a 30 vezes, você está no caminho certo. Coloque seus talheres na mesa entre as garfadas. Só pegue-os novamente depois de mastigar bem e engolir completamente. Esta pausa lhe dará tempo para refletir no que e quanto você está comendo.

A cozinha é o lugar mais vivo da casa. O espaço onde acontecem não só as refeições, mas as relações de afeto. 

É uma pena que o ato de comer ficou no mesmo nível que o ato de pôr gasolina no carro. Na verdade, a refeição não é só para encher a barriga. É para preencher o vazio do coração. Se pudermos perceber isso, na hora de prepararmos a comida e nos alimentarmos, não vamos esquecer de respeitar a comida. A pessoa que come a comida que concede a vida, respeita com gratidão o coração da pessoa que preparou a comida.

A pessoa que prepara, ao pensar nos ingredientes da comida, respeita o coração de expectativa de felicidade da pessoa que come.


Após a refeição, devemos lavar os talheres, louças, panelas e utensílios. Ao nos dedicarmos a esse trabalho, devemos refletir sobre a limpeza do coração, da mente e também da vida.

É preciso ter um senso de organização para resolver questões problemáticas. Se não tivermos atenção, nunca notaremos restos de comida nas tigelas. Assim, mesmo que a tigela seja muito cara, o esforço empregado no preparo da comida torna-se em vão. Deste ponto de vista, a lavagem não é um trabalho qualquer. A lavagem dos utensílios tem um grande significado, como a lavagem do arroz e a hora de temperar a comida. É importante checar os resíduos de comida quando lavamos os utensílios. Não é só a beleza externa que conta, mas o coração de dedicação.

Depois da lavagem é necessário guardar os utensílios. Devemos ter o cuidado de guardá-los nos locais apropriados. Devemos colocar os utensílios grandes e pesados perto do chão para podermos tirar facilmente. Tudo deve ser guardado de modo que possa ser achado com facilidade no futuro. Na cozinha, além dos utensílios, há temperos e ingredientes. Aqui também é preciso decidir o lugar certo onde guardá-los, evitando perda de rendimento no preparado ou complicações de manutenção. Ao organizarmos a cozinha, organizamos o coração. O horário e o tempo para cozinhar também têm significado. Deve-se planejar que prato será servido quente e qual será servido frio, pois o gosto pode ficar alterado. O tempo de preparo deve ser ajustado em relação à pessoa que vai receber a comida. Sem a devida organização do tempo, a comida tem um gosto completamente diferente.  

E com esse relacionamento de respeito nasce um coração de cooperação humana, um envolvimento maior entre as pessoas, consciência do que estamos comendo e um "shape" mais esguio e elegante.

2 comentários:

Elanor disse...

Vim conhecer seu blog, e... adorei esse texto, principalmente porque AMO cozinhar!

Bjs!!
Elanor
http://menos30kilosja.blogspot.com/

Socorro Quero Emagrecer disse...

Oi linda, primeiramente OBRIGADA pela visita em meu blog, espero que me siga, pois já estou te seguindo, beijos...

http://socorroqueroemagrecer30kilos.blogspot.com

Juntas vamos conseguir...2011 é o nosso ano