quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dieta do Bom Humor =o)


Os tempos andam difíceis e a correria deste nosso mundo globalizado faz com que o nosso humor ande sempre variando. Ora estamos bem humorados, ora soltando fogo pelo nariz. No entanto, existem alguns alimentos que, se consumuidos de forma equilibrada, agem diretamente no nosso humor. Sem contar que ficar sem comer deixa qualquer um sem paciência, né? Principalmente quando deixamos de comer suculentas massas, pães, doces... alimentos que, em nome da manutenção das curvas, são postos de lado no cardápio. Pois são eles, entre outros, os responsáveis pela alta do nosso nível de serotonina, um neurotransmissor que garante uma sensação de bem-estar e de prazer. Conhecer e desfrutar desse menu promissor pode fazer muita diferença no seu dia-a-dia, mesmo que as gordurinhas insistam em fazer parte dele. Afinal, o que não se supera com bom humor?

Embora os carboidratos sejam os maiores vilões para quem quer ficar com tudo em cima, eles não devem ser retirados da dieta, principalmente porque são excelentes fontes de energia. "Isso é um grande equívoco. O consumo de carboidratos não faz a pessoa engordar, desde que ingerido em equilíbrio", garante a nutricionista Luciana Ayer. Segundo ela, a importância das fibras na dieta está no metabolismo dos carboidratos, que faz com que o consumo desta substância seja menos traumático, em relação ao ganho de peso.


Em 1987, um estudo do Istituto Nazionale della Nutrizione di Roma comprovou que uma dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas leva a um aumento da quantidade de um aminoácido no cérebro, chamado triptofano – o mesmo que faz do chocolate um alimento quase milagroso para algumas pessoas. Segundo o estudo, a produção deste aminoácido é o que leva ao aumento da taxa de serotonina. Para eles, o consumo de alimentos ricos em carboidratos é uma espécie de automedicação para quem sofre de distúrbios de humor. Encontrado em massas, pães e batatas, entre outros alimentos, o carboidrato, além de ser muito importante na alimentação, possui quatro calorias por grama. "O que as pessoas que querem emagrecer devem se preocupar é com o que colocam sobre o pão, ou aquele molho branco do macarrão pois ele possui muita gordura, cerca de nove calorias por grama", recomenda Marle Alvarenga, nutricionista do Grupo de Estudos em Nutrição e Transtornos Alimentares.


Pão faz lembrar café da manhã e esta refeição é de vital importância para que, salvo contratempos muitas vezes inevitáveis, o seu humor seja mantido durante o dia. Por isso, nada de abrir mão dele. Ou você prefere chegar no trabalho mal-humorada e com cara de poucos amigos? "A pessoa que não faz a alimentação matinal tem maior tendência a ficar mal-humorada. Afinal, começar um dia de trabalho sem se alimentar afeta o humor de qualquer pessoa", alerta a nutricionista Luciana Ayer. Por isso, procure manter uma alimentação equilibrada durante a manhã, sempre ficando alerta em relação aos excessos. "Comer muito no café da manhã também não é aconselhável porque dá uma certa sensação de cansaço antes mesmo de o dia começar, o ideal é comer frutas, e, se não der pra resistir ao bom e velho pão francês, pelo menos faça uma alternância com pães integrais, e evite manteigas". Para substituir a manteiga e o requeijão, a nutricionista Érika Blandino sugere um queijo minas light ou ovos, por conterem tiamina e niacina, duas vitaminas do complexo B. "A carência dessas substâncias pode causar apatia, ansiedade e até perda da memória", explica.


A anestesista Gláucia Santos fica extremamente aborrecida quando, antes do almoço, não come uma salada de alface com tomates e cebola. "Deve ser uma questão psicológica, mas me irrito mesmo e, na maioria das vezes, desconto a minha raiva na empregada, por não ter feito a minha salada", comenta. Segundo Luciana Ayer, ela está no caminho certo, principalmente por causa da alface. "Este alimento é ótimo para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, uma substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em ácido fólico e a falta deste elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço", comenta. Para ela, um excelente complemento para o almoço seria a ingestão de suco de jaboticaba. "Além de conter ferro, que combate a anemia, contém vitamina C, que aumenta as defesas do organismo e é uma fruta rica em carboidratos", explica. Quem não gosta da frutinha pode optar pela uva, que além de retardar o envelhecimento da pele e combater o colesterol, é energética. E, finalmente, a sobremesa: banana, uma fruta que diminui a ansiedade e, graças à vitamina B6, dá o maior pique.


Ao final do dia, depois de trabalhar, não é tão incomum que o seu humor não esteja dos melhores. Mas que tal, nessa hora, optar por uma alimentação que possa pelo menos deixá-la mais contentinha? Claro que a quantidade não deve ser, por exemplo, a mesma do almoço, mas dá pra ser feliz da mesma forma. "O ideal é fazer uma refeição leve. Uma boa opção seria umas três colheres de arroz integral, rico em fibras, um filé de frango grelhado, ou peixe, porque contêm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade e, para complementar, espinafre, pois tem magnésio, vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão, melhoram a capacidade de memorização e garantem um bom funcionamento do sistema nervoso", recomenda a nutricionista Marle Alvarenga. Ah, e antes de dormir, tome uma colher de mel. "É de rápida absorção e estimula a produção de serotonina", sugere Luciana.


Tá vendo como dá pra ser feliz só pelo simples fato de comer? Aliás, nada desse conceito bobo de que dieta serve, exclusivamente, para pessoas que se encontram acima do peso e que querem perder peso. Lembre-se de que uma alimentação equilibrada, além de te deixar saudável, pode te deixar mais bem-humorada e feliz. 
  

texto extraído de www.bolsademulher.com/corpo/dieta-do-bom-humor-1584.html

Nenhum comentário: