domingo, 3 de abril de 2011

Para uma boa noite de sono

Dormir é necessidade fisiológica de todo ser humano, mas para alguns é difícil ter uma boa noite de sono.



A qualidade do sono interfere muito na vida diária das pessoas, dormir mal reflete em cansaço, mal humor, dores de cabeça, dificuldade de concentração e outros sintomas desgastantes no dia seguinte.

O sono é o momento de descanso do corpo e da mente, fundamental para suas funções biológicas. Muitos necessitam de muitas horas, para outros, poucas horas são suficientes, porém, ter uma noite de sono tranqüila é algo imprescindível para o bem-estar das pessoas.

Para desfrutar de uma boa noite de sono, tome antes de dormir uma xícara de chá de camomila e/ou erva doce, bem quentinho adoçado com um pouquinho de mel, ou faça uso da boa e velha tática das vovós: leitinho morninho com um pouquinho de mel, qualquer uma das bebidas funcionam.

Mas, não vai pensando que basta tomar uma das duas bebidas que o precioso sono virá de imediato, algumas atitudes ajudam a relaxar e a preparar o corpo para esse momento importante.

Tome um banho quentinho;

Mantenha o quarto escuro e arejado; 

O colchão e o quarto devem ser agradáveis e confortáveis;

Procure dormir no mesmo horário;

Evite ingerir bebida com cafeína e alcoólica;

Se achar que passará fome durante a noite coma 1 maçã antes do chá;

Não faça nenhum esforço físico ou atividade física pelo menos 2 horas antes de dormir;

Inspire e expire profundamente, faça pelo menos dez repetições com os olhos fechados;
Se mesmo com todos esses cuidados ainda tiver dificuldades em dormir, procure um médico e especialistas, você pode estar com algo sério e nem sabe.

Nenhum comentário: