sábado, 15 de outubro de 2011

Sucos: Saúde em forma de líquido


Os sucos são fontes de fibras, minerais e vitaminas. Ao mesmo tempo, refrescam e dão sensação de saciedade. Quando combinados com farelos, cereais e sementes transformam-se em reforço na nutrição, ajudando no funcionamento do aparelho digestivo e, em alguns casos, na perda de peso.

Os sucos, têm efeito hidratante, levantam o ânimo, acalmam, é antioxidante, desintoxicante e se constituem numa fonte inesgotável de vitaminas e sais minerais. Para tanto, a união de frutas é fundamental:

* As frutas oferecem o seu máximo de nutrientes quando consumidas sem processamento, mantendo suas fibras. É recomendável comer a fruta natural ou fazer sucos em extratores, menos agressivos do que o liquidificador padrão.  

* A adição de folhas verdes também faz dos sucos aliados do organismo. A combinação dos verdes dá mais energia porque a clorofila ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Também é indicada contra a retenção de líquidos.

* Ingredientes como hortelã e alecrim podem ajudar no emagrecimento, pois são antiinflamatórios. Os processos inflamatórios ajudam no ganho de peso. Outra dica é substituir o leite pela água-de-coco em misturas com abacaxi e uva. 

Ainda que os sucos sejam naturais, é bom manter distância deles nas refeições. 

Os líquidos dificultam a absorção e a digestão ao interferir na ação do ácido clorídrico do suco gástrico. Esse ácido é responsável pelo início da digestão dos alimentos, por essa razão a ingestão de líquidos altera o processo natural do organismo. 

 
Para quem não gosta

Se você faz cara feia diante de cenouras e beterrabas prove os sucos que levam esses alimentos. É uma ótima opção também para crianças que não gostam de comer verduras.

O que leva: laranja, maçã, cenoura e beterraba (todos a gosto). Eles devem ser batidos no suco da laranja, feito previamente. Se quiser investir em mais fibras, deixa a maçã com casca.
Vantagens: é rico em vitaminas C e A, além de fibras e minerais. 

Para os esportistas

Quer mais pique para a malhação? Então aposte em frutas com alta concentração de potássio para começar o dia.
O que leva: banana, maçã e mamão.
Vantagens: rica em minerais como o potássio, a banana atua na musculatura e por isso é recomendada na alimentação de idosos e crianças. Por aliviar cãibras, a fruta virou queridinha dos atletas e é considerada um anabolizante natural. 

Para emagrecer

O que leva: abacaxi, maçã, gengibre e hortelã.
Vantagens: Todos os componentes são antiinflamatórios, contribuindo para a perda de peso. Pode-se colocar chá verde na mistura. 

Desintoxicante

O que leva: abacaxi, couve, hortelã e água.
Vantagens: também conhecido como suco com clorofila, age retirando as toxinas do corpo. Pode ser acrescido de suco de limão. 

Antienvelhecimento 

O que leva: amora, morango e água-de-coco.
Vantagens: rico em antioxidantes que combatem os radicais livres.

Aproveite o melhor das frutas

* Treine seu paladar para consumir sucos sem açúcar. Mas se for difícil para você, opte pelo mascavo ou por adoçantes naturais.

* Aproveite os sucos para consumir alimentos dos quais não gosta ou tem dificuldade para comer, como verduras e ervas.

* Não tenha medo de misturar tipos. A combinação de laranja, maçã, cenoura e beterraba, por exemplo, é muito rica em vitaminas C e A.

* Em primeiro lugar, preocupe-se com o valor nutricional mais do que com as calorias. Basta pensar que um copo de suco de laranja é mais calórico do que um refrigerante light, mas, sem dúvida, é muito mais importante nutricionalmente.
 O suco de maçã é extremamente benéfico à saúde, devido a grande quantidade de Antioxidantes. Ele pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, aumentando o poder desintoxicante e alcalinizando o Ph do sangue;

* O suco de uva também é um poderoso antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol, ajudando a circulação;

* O suco de morango e melancia ajudam na circulação;

* Os sucos de melancia, abacaxi e gengibre são considerados diurético, ou seja, ajudam a eliminar água do organismo quando há casos de edemas e água nos pulmões, entre outros.

* Os sucos de abacaxi, figo e gengibre diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesícula biliar;

* Os sucos de pêra, banana e alface são recomendados para a insônia;

* O suco de maracujá tem efeito calmante; 

* O suco de mamão ajuda no bom funcionamento do intestino;

* Os sucos de laranja e couve – devida à quantidade de ferro e vitamina C são indicados para a anemia.


É importante ressaltar ainda, que a água continua sendo a principal fonte de hidratação para a pele e fator primordial no bom desenvolvimento do organismo. “Para manter a beleza, o consumo de bastante água é imprescindível, pois é ela que transporta nutrientes, eliminando as toxinas, corta a sensação de fome, elimina a fadiga repondo energia, melhora o sono e a memória, lubrifica o organismo, revitaliza os cabelos, diminui o aparecimento de cravos e espinhas e, ainda, hidrata a pele


Fonte: nutricionista Ana Nery Brigagão

Nenhum comentário: