sábado, 8 de outubro de 2011

Cuide de um Jardim


Os jardins são um reflexo da relação do homem com a natureza. Desde os primórdios de nossa sociedade, os jardins já faziam parte das casas. Sentir o cheiro das flores move as pessoas a tomar pequenas atitudes de pureza e transformar seu coração em harmonia, em busca do reconhecimento pelo ar que respiramos, pela água que sacia nossa sede e pelo alimento que mata a nossa fome.
Ter um belo jardim é bom para a alma e o coração, além de belo, um jardim, mesmo que pequeno é misterioso e mágico. 

Além da beleza natural que as plantas emprestam ao ambiente, a prática da jardinagem tem um efeito extremamente terapêutico causado pelo contato com a terra. Para se ter um belo jardim é necessário trabalho e dedicação, tomando a atividade prazerosa, terapêutica, de relaxamento e prazer. Ver as plantas crescendo e as flores brotando, faz bem para a alma, os olhos e o coração, então, mãos a obra. 

Delimitando a área:
Escolha o local do jardim e observe suas dimensões e o quanto de sol a área recebe antes de escolher as espécies e pergunte ao vendedor qual escolher em função do tempo de sol da sua área. 

Para plantar:
Terra: a terra deve ser boa. Quando muito vermelhas são argilosas e se compactam muito devendo ser misturadas com areia e muito húmus. Prefira as terras escuras, de cor marrom café. Sempre misturá-la com um pouco de areia e húmus ou esterco curtido de curral, se for de galinha, use pouco! Colocar também calcário na proporção de 150 gramas por metro quadrado de jardim, farinha de ossos e torta de mamona na mesma proporção. 

Ferramentas básicas: 
Para obter bons resultados é necessário ter os utensílios adequados.
É fundamental saber o tamanho do seu jardim, em todos os casos, as peças fundamentais são:  uma mangueira ou um balde, regador, fertilizante, vasinhos para plantar, terra de boa qualidade, sementes, rastelo, tesourão de poda de arbustos ou tesoura de poda para galhos, pazinha de mão com ponta fina (se for uma área maior é melhor ter um enxadão para abrir covas e uma enxada para acertar o terreno), maquina de cortar grama de fio de nylon, pulverizador de 1 litro para prevenir pragas ou mesmo para borrifar água nas folhas.

Com o passar do tempo virá a ter necessidade de comprar outros utensílios mas, por enquanto, estes são os suficientes para iniciar.

Como montar e o que plantar:
Um pequeno jardim pode ser composto por alguns vasos ou por pequenos canteiros delimitados com toras, tijolinhos inclinados, dormentes... 
Plantam-se neles espécies de médio e pequeno porte como azaléias, viburnos, gardênias, camarão, murtas podadas, buxinhos bolas, íris, moréias, spatifilum ou lírio da paz.
Como forrações rabo-de-gato, evolvulo, dinheiro em penca e mini grama preta que são as espécies mais fáceis de cuidar. 

Inicie pelas pequenas coisas. Se não tem a certeza de quanto tempo pode dedicar à jardinagem, comece por plantar em vasos e talvez por algumas filas de flores no jardim.

Mesmo que o espaço ofereça condições para plantas de grande, médio e pequeno porte, um local com muito sol, arejado, sem vento e com água em abundância pede palmeiras como areca bambu, chamaedorea elegans e pitchospermas macartury. Entre as plantas de médio porte você pode escolher arbustos como as ixoras (variadas) e jasmins
Para a cobertura da terra, lantanas câmara, pingo de ouro e quaresminha são as mais indicadas.

Os lugares com sombra, mais fechados e muita oferta de água pedem marginatas, surculosas e deremensis, ráfia e árvore da felicidade entre as plantas de grande porte. 

Entre as plantas de baixo porte você pode optar por pelo de urso, dólar, pedriscos e cascas de pinus.

Por último, em lugares com muito vento, geralmente praias, é preciso selecionar plantas com folhas duras e resistentes. As opções mais indicadas para as de grande porte são clusias, yuccas e cactus. Já entre as médias, cyccas (sagu), pittoposruns variegatus e todos os tipos de agaveas. Por fim, aposte em ranis e babosas para cobrir a terra, que combinam muito com esta vegetação mais agreste.

Quando não temos muito espaço e o muro nos cerca, a solução é pintá-lo de verde-folha e prender vasos de plantas pendentes, misturados com placas com bromélias. A bromélia tornou-se vilã da dengue nos anos passados e agora está provado que, se colocarmos alguma impureza como fumo de rolo ou coisa semelhante nos seus copinhos, nada acontece, pois o mosquito da dengue só se manifesta em águas limpas e paradas
 

Manutenção e cuidados:
Uma vez plantadas todas as suas sementes, assegure-se de que pode dedicar pelo menos uma ou duas horas por semana para tratar do seu jardim.

No dia a dia, regue em dias alternados, ou a cada dois dias se o seu clima for úmido. Corte com a tesoura todos os galhos e folhas secas e verifique pragas ou insetos.
 
Vestimenta:
"Levando em conta os músculos doloridos resultantes de um dia inteiro de jardinagem, esta agradável atividade pode muito bem ser classificada como um esporte ativo! A perfeita jardineira aproveita para usar as calças compridas mais antigas que tem e um casaco com muitos bolsos; usa também botas, um avental especial de jardinagem, luvas impermeáveis e quando o sol está muito forte, um chapéu bem velho - preferivelmente desbotado e sem forma. Vestida assim pode se suar da cabeça aos pés e continuar perfeitamente elegante. Seu traje foi imaginado para jardinar e não para receber visitas. Quem surpreender uma jardineira vestida assim, deve retirar-se imediatamente, porque interrompeu a comunhão perfeita entre uma mulher e a natureza. " (Geneviéve Antoine Dariaux, 1964)

Magia do Jardim:
Como sugestão. escreva um memorando das suas atividades anotando as que funcionaram e as que, pelo contrário, ainda devem ser melhoradas. Isso ajuda e muito na evolução e na intimidade com o jardim e é um conhecimento só seu. 
Com o tempo, poderá intuir e perceber as influências das estações, da lua, dos planetas regentes, pois seus canais sensitivos ficarão cada vez mais desenvolvidos.
Quanto mais você exercer a arte de observar e se dedicar a natureza, mais conectada com ela e com seus ciclos você estará.

Nenhum comentário: