segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Elegância de servir um chá


O chá é um encontro tipicamente feminino e, diferente do que alguns possam pensar, está cada vez mais atual.
Foi-se o tempo em que, no Brasil, os chás eram consumidos apenas para ajudar a curar desconfortos intestinais, gripes e outros probleminhas. A despeito da cultura de remédio natural, os chás começam a ganhar status semelhante ao do vinho no País.

Há séculos que o chá se serve, com pompa e circunstância, num ritual que promete transformar qualquer tarde num momento de convívio social, com muitos e deliciosos sabores à mistura. Embora os tradicionalismos de outrora possam não ser aplicáveis nos dias que correm, servir um chá das cinco é sempre um convite irrecusável.  

No inverno sempre procuramos bebidas quentes para ajudar a nos aquecer, e um chazinho é sempre uma boa opção. Além de aquecer, ele pode trazer ao mesmo tempo outros benefícios, pois as ervas escolhidas para ele ser feito pode ter ações no organismo como acalmar, afastar o sono, entre outros…

O convite

Da próxima vez que fizer um convite para lanchar, pense duas vezes e reformule esse convite: diga aos amigos que estão convidados para um chá das cinco! Envie um divertido email ou SMS ou pegue no telefone e convoque a família para uma tarde de chá, scones (bolinho inglês para ser servido com chá), boa disposição e boa conversa. Coloque um RSVP no convite – para além de dar um toque de elevada importância ao evento, permitir-lhe-á saberá exatamente com quantos convidados conta para o chá das cinco. E, tal como o nome indica, marque para as cinco da tarde!

A decoração

Perfeito para uma tarde de Primavera, Outono ou Inverno, decida onde vai realizar o chá das cinco: no jardim, no pátio, na varanda, na sala de jantar ou junto à lareira? Qualquer local é ideal desde que cada convidado tenha espaço suficiente para colocar a sua xícara de chá e o seu prato de sobremesa, quer seja na mesa de jantar ou numa pequena mesa de apoio. Um centro de mesa, composto por flores ou outros frutos da época é bem-vindo, mas convém que seja baixo. Se optar por um chá das cinco temático ou se a época for de celebração (Natal, aniversário…), a decoração pode ser ainda mais criativa. Marcadores de lugar, velas e música ambiente ficam sempre bem.

 

A mesa

O chá das cinco é considerado um evento requintado, onde nenhum luxo é descuidado, ou seja, ponha a mesa com a melhor toalha (tradicionalmente se usa branca, de linho e com renda, mas deixe essa para algo mais formal, uma toalha nova, colorida e bonita é sempre alegre e bem vinda!), sem esquecer os guardanapos de pano, elegantemente dispostos com anéis apropriados. Se não tem um serviço de chá de porcelana antigo, um serviço contemporâneo irá compor a mesa igualmente bem – o importante é que não falte o bule, a leiteira e o açucareiro e um coador; xícaras, pires e colheres de chá para cada convidado, assim como um prato de sobremesa e talheres de sobremesa. Utilize travessas bonitas para dispor todas as iguarias que preparou para o chá das cinco, caso das tradicionais travessas com três alturas (Tenha um suporte de bolo de três andares com sanduíches no prato de baixo, biscoitos recém-assados no do meio e uma seleção de bolo de frutas e bolo de creme no alto). Se não for de prata, certifique-se apenas que o faqueiro utilizado para servir e tomar o chá dos cinco esteja cintilante e esteja polido. Coloque geleia, mel, coalhada, manteiga, requeijão ou cream cheese em pequenos recipientes ou pratos.

Os chás

O chá é o rei desta festa e, por isso mesmo, não deve faltar pelo menos um chá e duas infusões, uma tradicional (camomila, hortelã, cidreira) e uma infusão diferente para animar o paladar e desafiar as provas (pode ser uma infusão de fruta, de baunilha ou de caramelo, por exemplo).
Chás só podem ser chamados por esse nome se forem feitos a partir das folhas da Camellia Sinensis, planta que dá origens aos chás preto, verde e oolongs. Ou seja, aquele chazinho de camomila que você sempre tomou não é, na verdade, um chá, mas uma infusão!
 
Pode ser preparado previamente e servir cada um no seu respectivo bule ou então ferver a água, colocá-la em bules e deixar que os convidados preparem o seu próprio chá: basta disponibilizar em uma caixa de madeira uma variedade de sabores em saquinhos ou de folhas soltas. Para além do açúcar para adoçar o chá (se a ocasião for formal, ofereça em cubos), coloque também na mesa adoçante, leite, mel e fatias de limão – para quem aprecia e para quem vai experimentar pela primeira vez! 

 

O menu

Tradicionalmente, um chá das cinco é acompanhado de várias e deliciosas iguarias – o chamado “finger food”, ou seja, alimentos que podem ser saboreados à mão. Isto significa que o menu de um chá das cinco deve ser preferencialmente composto por alimentos miniatura: canapés, petit-fours, macarons, biscoitos variados, rosquinhas, amanteigados, queques, madalenas, scones, míni-sanduíches, incluindo ainda bolos fatiados diversos (de chocolate, café, limão, laranja, cenoura ou fubá, por exemplo), sem esquecer a manteiga um queijinho cremoso (tipo requeijão) e uma pequena seleção de geléias e compotas.

Dicas

. Prefira açúcar em cubos em vez de açúcar solto. É mais delicado.
. Corte a crosta dos sanduíches e corte-os em triângulos.
. Use pão branco e preto ou de grãos.
. Sugestões para o recheio dos sanduíches incluem: finas fatias de pepino, salmão e queijo cremoso.
. Decore seus sanduíches com um pouco de mostarda Djon ou agrião e enfeite biscoitos e bolos com morangos ou outra fruta macia.
. Disponha guardanapos de papel rendado nos andares do suporte antes de colocar a comida.

Nenhum comentário: