quarta-feira, 15 de junho de 2011

Respiração


Faça paradinhas durante o seu dia para respirar corretamente. 

Ao longo do dia vamos acumulando várias emoções, sejam elas boas, ruins ou estressantes essas emoções acabam travando nosso aparelho respiratório.

Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax. Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso. E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão. Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações. O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular. Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme
Prestar atenção na respiração é uma ótima maneira de serenar a mente, aumentar a produção e a sensação de bem estar.

Respirar é Viver, Respirar é um mecanismo natural do corpo humano que leva o oxigênio através do ar até os pulmões onde será distribuído para todo o sangue. Conseqüentemente aparelhos, órgãos e célula por célula do corpo, alimentando-o, vitalizando e desintoxicando, por isso o oxigênio é mais importante que qualquer outro alimento. A oxigenação do sangue também evita a acidez que na medicina ortomolecular é denominada de radicais livres, extremamente nocivos para a saúde e um dos maiores causadores da doença.

Uma boa respiração favorece todo o corpo: rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele, etc., melhorando: – Prisão de ventre. – Circulação sangüínea. – Memória, estimulando o aqui e agora que é a capacidade de viver no presente, sem pensar no futuro nem passado, ou melhor, vai lhe ensinar a viver em meditação, atento aos pensamentos para não serem inúteis, negativos e com isso reprogramar a mente para o que deseja, podendo desfazer o negativo, estimular o lado espiritual, viver no bem pensar, bem agir e até curando a si e o outro de uma doença qualquer, sem importar a distância (precisamos exercitar). – Regenera células, estimula a energia vital, ajudando a desintoxicar e curar o corpo. – Acalma, relaxa. – Suaviza as dores do parto. – Experimente fazer exercícios respiratórios quando estiver com fome. Você vai se sentir bem e perder a fome mostrando que a respiração alimenta, A uma arma poderosa quando fazemos o jejum. É uma arma poderosa para a Saúde Integral.

Os especialistas afirmam que uma boa reeducação respiratória, além de nos prevenir doenças, pode reduzir o estresse, a hipertensão, a depressão e ainda ajudar a rejuvenescer e emagrecer. Pode também auxiliar a tranquilizar o emocional da pessoa e induzir o relaxamento.

Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.

Segundo os especialistas, existem dois tipos de respiração: a torácica (quando você fica com a barriga para dentro e peito para fora), mais utilizada e menos recomendada. A troca de oxigênio/gás carbônico será feita plenamente, mas somente pela parte superior dos pulmões. Como a parte inferior não trabalha, pode abrir espaço para doenças pulmonares como bronquites, asmas e infecções alérgicas. Temos também a respiração diafragmática (quando você respira com a barriga para fora e peito para dentro), que utilizamos quando nascemos, é a melhor, porque o oxigênio chega até a parte abaixo dos pulmões, onde ocorrerá a traca gasosa do oxigênio pelo gás carbônico. Na saída, o gás carbônico passará completamente pelos pulmões.



Nenhum comentário: