domingo, 27 de março de 2011

Outono



Estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno.
No Hemisfério Sul, principia quando o Sol alcança o equinócio de março (dia 21) e termina quando ele atinge o solstício de junho (dia 20).


Entre outras características do outono, podemos citar a diminuição da umidade do ar, além do fato dos dias e das noites terem a mesma duração. No hemisfério norte, uma das características principais da estação é a mudança da coloração das folhagens das árvores, que passam a apresentar tons amarelados e avermelhados. É no outono que ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão.

O outono é caracterizado como a melhor época do ano para o desenvolvimento das frutas, assim, além de fazerem muito bem à saúde, esse é um período bom para economizar e desfrutar dos benefícios desses alimentos, seja ele em forma de sucos ou "in natura".

Nesta estação podemos perceber que nosso corpo se contrai novamente. Espontaneamente buscamos ambientes um pouco mais fechados para estarmos com os amigos mais próximos. O Outono traz uma busca de maior intimidade nos relacionamentos. Estamos nos preparando para o Inverno, para o recolhimento, e cozinhamos mais os alimentos conforme caminhamos para ele. Já podemos assar algumas carnes ou tortas, e fazer sopas de cozimentos mais lentos. O Outono pede alimentos contrativos, como os de sabor ácido e as raízes como bardana, cenoura ou nabo comprido, que nos dão foco e firmam nosso centro. Precisamos também do sabor picante da cebola, alho, gengibre, canela, que aquecem e levam a energia para dentro fortalecendo nossos pulmões.

Como já foi dito aqui, anteriormente, o outono é um período ideal para cada mulher fazer um inventário de seu guarda-roupa para a estação seguinte.

Nenhum comentário: