quinta-feira, 24 de março de 2011

A elegância ao comer



Deve-se comer com delicadeza, bons modos e naturalidade. Apesar de toda aura de contemporaneidade dos dias de hoje, saber comporta-se à mesa ainda é referência de pessoas bem nascidas. Por mais que se diga que "não", as pessoas ainda observam o comportamento das outras a mesa.

Pode parecer piada, mas ao olhar uma pessoa comendo já é possível perceber se ela teve uma educação esmerada ou não.
Mas graças a Deus, mesmo os que não tiveram uma chatinha que atormentava durante a infância, podem aprender como se portar à mesa.

Não se sinta intimidada, sentar-se corretamente começa por arrastar a cadeira sem barulho, para em seguida sentar-se com o corpo reto e manter as pernas debaixo da mesa. Nada de ficar mexendo os pés ou chacoalhando as pernas. O guardanapo deve ser tirado da lateral ou de cima do prato no início da refeição e ser colocado sobre as pernas, de onde sai para limpar a boca e retorna para o colo da pessoa logo em seguida.

Sente-se confortavelmente e mantenha a postura, não deixe os cotovelos na mesa, segure os talheres com delicadeza e não como uma pá, leve os talheres com a comida até a boca e não a boca até os talheres, dessa maneira não irá se curvar enquanto estiver comendo.

Quem mastiga devagar é elegante e come menos pois o cérebro, depois de 20 minutos de mastigação, manda o aviso de saciedade.

Durante toda a refeição, mantenha os lábios selados durante a mastigação, aguarde o término do processo para então falar alguma coisa. Nunca interrompa uma frase para colocar mais comida na boca, termine a frase e só então leve a comida a boca novamente.

Essa é uma forma muito elegante de manter uma boa conversa a mesa, pois dá chance de outras pessoas falarem e você acaba comendo menos e se sentindo saciada do mesmo jeito.

Para não fazer feio, coloque sempre  pequenas quantidades de comida no talher, nunca mastigue com a boca aberta ou fale com ela cheia, mastigar ruidosamente, fazer barulho ao engolir, passar o ar, emitindo aquele barulhinho característico – "tsss..." – para limpar entre os dentes é uma ofença a quem está a mesa com você.

Treine em casa, saia da frente da televisão nos horários de se alimentar e preste atenção aos seus movimentos e ao que está comendo. Se perceber que existe dificuldade de selar os lábios ou qualquer outro problema procure uma ajuda especializada, do contrário, com o praticar e com o tempo, o ato de se sentar e comer com elegância acabará sendo uma característica bem natural sua.

DICA: 
* Frequente a jantares e reuniões sem fome, pois nunca se sabe o que será servido;
* É deselegante deixar excesso de comida no prato, mas também, não é elegante deixar o prato totalmente limpo.
* Não é elegante comentar o que você gosta ou não de comer, antes ou depois de tomar uma refeição para a qual foi convidado. Evite, assim, más interpretações ou a impressão de que o almoço ou jantar, não o satisfez.
* Após uma refeição, o guardanapo deve ser deixado na mesa, ao lado direito, discretamente, não sendo necessário dobrá-lo.
* Não descansa a faca e o garfo sobre a mesa quando estiver comendo. No caso de usar apenas o garfo, a faca descansará sobre a parte superior do prato.

UTILIZE SEMPRE O BOM SENSO, OBSERVE O COMPORTAMENTO DOS QUE ESTÃO A MESA CONTIGO PARA NÃO COMETER "GAFES" E PASSAR UMA IMAGEM INADEQUADA.

Nenhum comentário: