sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tratamentos



" É inútil dizer que é impossível, para uma mulher ser ao mesmo tempo bem vestida e mal tratada, mas arrumada, pois as duas coisas são contraditórias, mesmo quando o mau trato consiste meramente de pequenos detalhes como uma mecha fora do lugar, um fio corrido na meia, um salto cambado, uma mancha na roupa, um nada de caspa na gola ou mesmo, uma mancha de suor.

Pode-se dizer que a pedra de toque da elegância é um pedaço de sabão. É claro que uma mulher bem esfregada, lavada e escovada não se torna automaticamente elegante, mas mesmo assim é um fato que uma mulher não pode ser elegante, se não estiver perfeitamente bem arrumada e bem tratada.

Há uma certa espécie de descuido, uma negligência mais ou menos estudada, que em certas circunstancias, (nas férias por exemplo), pode ser o máximo do chic. Mas estas sutilezas não estão ao alcance de todas as mulheres, e é bem melhor parecer que se está saindo de uma caixinha de gravatas do que acordando.

Toda mulher deveria ter ao seu dispor um espelho de tamanho inteiro e um bom espelho de mão de aumento. E não deveria se considerar apresentável até ter a certeza que:

- Suas mãos e unhas estão impecáveis; nada dá maior impressão de mau trato (e também nada é mais fácil de remediar) do que verniz (esmalte) de unhas lascado ou descascando;

- Seu cabelo está bem limpo e penteado (arrumado).

- Sua maquiagem está perfeita. (Bases de cor devem ser bem espalhadas no pescoço e colo, para evitar um efeito de mascara parando abruptamente no queixo).

- Seus sapatos estão limpos, engraxados, lustrosos e em bom estado.

- Suas meias não estão com fios puxados.

- Suas "lingeries" estão invisíveis;

- Sua roupa está limpa e sem manchas. (Algumas manchas que não aparecem na luz artificial, são imediatamente notadas à luz do dia);

- Sua roupa está bem passada, afim de não parecer que saiu de uma garrafa ou evitar que a saia ou vestido esteja vincada na frente e pendurada atrás.

- Não esqueceu de usar seu desodorante, uma gota de água de colonia ou de toilette ou mesmo um pouquinho de perfume e está com os dentes escovados e limpos;

O tamanho desta lista não deve desencorajar ninguém, porque todos estes detalhes podem ser notados com um só olhar - e uns poucos segundos por dia, são um investimento bem modesto para assegurar a confiança em sí mesma.

Numa mulher habitualmente mal tratada e mal arrumada, ao ponto de "se deixar ir",  isto é uma questão de gênio ou um cansaço físico ou moral.

No primeiro caso não há nenhuma esperança de melhora. Mas  segundo requer ou uma melhor organização do programa diário, ou um pequeno encorajamento moral, que inspire a força de vontade necessária para que a mulher tome tempo para ir ao cabeleireiro ou à manicure.

No caso de esgotamento nervoso, a esteticista, uma vendedora de loja de roupa e o cabeleireiro são antídotos poderosos. Uma mulher maltratada é quase sempre deprimida ou desiludida, e a ideia de levantar o astral comprando uma bijuteria nova ou mudando o penteado é muito mais do que uma lenda engraçada, na realidade é uma terapia genuína."

Extraído do livro da Elegância de Geneviêve Antoine Dariaux, 1964.

Nenhum comentário: