terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cuidados de verão


O verão exige muitos cuidados para ser desfrutado de maneira saudável. A seguir estão relacionadas algumas recomendações importantes:


1- Devemos nos proteger do sol.

Pesquisas recentes atribuem ao sol funções essenciais para a saúde, relacionadas com a síntese da vitamina D, indispensável para o bom funcionamento do organismo. Portanto, a exposição moderada ao sol é uma necessidade para todos nós. No entanto, é melhor ser cauteloso quanto ao tempo de exposição, já que os estudos foram feitos com base em populações escandinavas e britânicas, submetidas a longas temporadas de inverno. Os raios ultravioleta apresentam efeitos aparentemente opostos: ao mesmo tempo em que aumentam a produção de vitamina D, podem também provocar câncer de pele, quando a exposição for excessiva.
Nunca abra mão do filtro solar, use-o diariamente, não importa se está na cidade, no campo ou na praia. Reaplique-o respeitando seu tempo de ação, sua exposição ao sol, ao sair da água ou após atividade física.

2 - O calor aumenta a libido.Há quem diga que isso realmente ocorre, mas isso pode ser conseqüência dos estímulos visuais provocados pela maior exposição do corpo. Alguns estudiosos afirmam que o calor do verão provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode intensificar a irrigação de sangue nos órgãos sexuais, provocando aumento da libido.
Tire proveito dessa informação e invista mais em você!
Use roupas confortáveis que faça você se sentir atraente, aproveite para aplicar seus cosméticos preferidos, invista em exercícios e bijuterias que a façam se sentir irresistível!

3 - O calor interfere no sono.Isso ocorre porque o organismo não produz frio, e fica mais difícil manter o corpo em uma temperatura agradável. A temperatura corpórea tende a baixar durante o sono, mas o calor do verão dificulta esse processo.
Evite ingerir comidas pesadas antes de dormir, aplique produtos pós-sol para aliviar o desconforto se estiver queimado de sol, se não for esse o problema, tome banho com sabonetes de erva-doce, menta, ou que tenha ação refrescante. Faça o mesmo na hora de escolher um hidratante e dê preferência aos mais fluídos. Com a roupa de cama, prefira os tecidos mais leves que tenham maior concentração de fios (100% algodão)

4 - O calor diminui o apetite. Ao contrário do frio, o calor reduz o gasto de energia para manter a temperatura do corpo e assim o organismo precisa de menos calorias, deixando a pessoa com menos fome.
Aproveite para investir em sucos naturais, gelatinas coloridas e todas as receitinhas que levem essa delícia levinha e refrescante, frutas da estação, picolés. Isso fará você ficar com uma pele maravilhosa, cabelos brilhantes, se sentirá leve e terá uma boa injeção de vitaminas e anti-oxidantes no organismo.

5 - No verão as pessoas transpiram mais.O suor misturado com a oleosidade natural da pele produz uma sensação de maior oleosidade.
O suor é um ótimo aliado, além de eliminar as toxinas ainda serve como hidratante natural. O importante é manter o corpo hidratado. Tome a quantidade de água recomendada, evite os refrigerantes, mesmo os diet, e os sucos prontos.

6 - O corpo molhado não bronzeia mais, apenas queima mais. Quando molhada, a pele recebe duas vezes mais a ação do sol, porque a água reflete a luz. É bom saber que cloro e sal são agentes irritantes da pele.
Então, ao sair da água tome uma ducha (pode ser na práia ou no clube), se seque e reaplique o filtro solar por todo o corpo, rosto e cabelos

7 - O sol no nordeste é mais forte que no sul e no sudeste.
A intensidade da luz solar é a mesma em todo o planeta, mas em regiões mais próximas da linha do Equador o sol incide em linha reta, deixando o local mais quente.
Mesmo assim é indispensável o uso do filtro solar em qualquer região

8 - Dormir com ar-condicionado ligado não provoca gripes nem problemas respiratórios.
Gripes e resfriados são causados por vírus. Aparelhos que refrigeram o ar podem provocar ressecamento no nariz e na garganta, piorando os sintomas da gripe.
Mantenha o aparelho do ar condicionado sempre limpo, limpe bem a tela e pingue algumas gotas de soro fisiológico nos olhos e faça lavagens com o soro no nariz afim de amenizar o desconforto e o ressecamento.

9 - A intensidade dos exercícios deve ser reduzida quando a temperatura estiver muito alta.
O calor pode causar superaquecimento do corpo, se os exercícios forem praticados de forma intensa. Se a atividade for praticada em local refrigerado, a intensidade habitual pode ser mantida.
Nunca descuide da hidratação, se for fazer atividades leves e moderadas tome um pouco de água a cada 15min. se for de moderada a intensa e ultrapassar 2 horas, consuma isotônicos ou água-de-coco para repor os minerais que perdeu.

10 - Sucos de frutas perdem rápido os nutrientes. Sucos de frutas como acerola, laranja, goiaba, maracujá, morango e tangerina perdem as propriedades se não forem bebidos logo após o preparo. A água de coco é uma das melhores fontes de hidratação, porque repõe os sais minerais, mas em excesso pode causar diarréia.
No verão invista fortemente na água e caso não seja possível tomar um suco cítrico fresco, opte por sucos de melancia, melão, morango que mantém as propriedades por um pouco mais de tempo.

11 - A retina deve ser protegida do excesso de exposição ao sol. Para proteger os olhos da ação dos raios ultravioleta, os óculos escuros devem ter lentes com filtro de proteção. Usar óculos sem proteção é mais prejudicial que não usar nada. Como a pupila se abre na presença de pouca luz, as lentes escuras, sem filtro, enganam os olhos, e as pupilas dilatadas acabam absorvendo mais luz. As óticas podem atestar a qualidade das lentes, mesmo que os óculos tenham sido comprados em camelódromo.
Faça sua criatividade fluir com acessórios, não deixe de utilizar bonés e chapéus que você mesma pode dar seu toque especial, além do look ficar mais elegante ou despojado ainda ajuda a manter a boa visão e um rostinho sem manchas ou rugas precoces.


Por:
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade. 
Com dicas e comentários pertinentes da autora do blog :)

Nenhum comentário: