terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BANHO



Um ritual diário de saúde


DO PECADO A VIRTUDE
A história do banho é um capítulo a parte na evolução da humanidade. De rituais que homenageavam as divindades gregas até o avançado sistema de aquecimento a gás sob o piso, inventado pelos romanos a pelo menos 2.500 anos, a ideia de tomar banho também passou por transformações incríveis. O que antes era considerado um pecado sem perdão pela igreja e pela moralidade da sociedade na idade média, passou a ser uma virtude capaz de curar todos os males, tanto do corpo quanto da alma.
A partir do séc. XVIII, na Europa, o banho levou cerva de 200 anos “lavando” preconceitos até ser adota pela população. Foi em meados de 1.800 que o governo inglês instalou lavanderias e banheiros públicos para impedir a expansão da cólera e de febre tifoide, doenças que resultam da sujeira. Até então, os banhos eram considerados imorais e disseminadores de doenças.

PRAZERES DO BANHO
Pela manhã um belo banho energiza e espanta o sono. Depois de um dia exaustivo; relaxa e pacifica o corpo e a mente. Nos dias quentes, refresca. Nos dias frios, reanima e aquece. Sempre há uma boa desculpa para usufruir das delicias do contato da água com o corpo.
O banho é um momento de cuidado. Desde a antiguidade sempre foi considerado um verdadeiro ritual, sendo incorporado até os dias atuais em muitas religiões.
Os banhos podem lavar o corpo e a alma, renovando as energias da aura humana, espantando a má sorte e atraindo a felicidade.

@-)----

Nenhum comentário: