quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Sopas e vinhos


Um jantar elegante pede um toque de charme na hora de servi-lo.
Para quem não tem muita intimidade com a cozinha, sopas são ótimas pedidas para aquecer uma noite romântica ou surpreender em um jantar mais sofisticado.


Sopas são charmosas e aconchegantes, além de serem um alimento completo, elas combinam com uma vasta variedade de opções de guarnições.

Depois de escolher qual sopa será servida, invista em uma boa impressão com a decoração da mesa, escolha as louças que serão utilizadas para compor o clima (se vai ser mais formal ou descontraído), decida entre prato fundo, bows, tigelinhas decoradas, canecas ou o que mais a sua imaginação mandar, um toque charmoso é colocar pequenos pratos auxiliares com "finger food" (petiscos) acompanhando a decoração da mesa.

 Escolhido as louças, hora de escolher entre toalha de mesa e jogo americano, taças e copos acompanham o estilo da louça.


Para deixar um ambiente mais charmoso e intimo, coloque uma musica bem gostosa de fundo e invista em arranjos pequenos de flores e velas.
Com esses simples cuidados, você receberá com elegância e muito charme.

Confira algumas  sugestões de sopas que são fáceis de fazer, combinam com vinho e ainda agradam os paladares mais exigentes.

Sopas e Vinhos




Capeletti in brodo

Bem leve e com sabor delicado de noz-moscada, esse caldo tem ainda a presença do capelete. Mas isso não interfere na textura.
O vinho ideal para este tipo de caldo (brodo) é de sabor levemente ácido e frutado, sem marca do carvalho como
Vinho tinto Chianti, Valpolicella, Rosso di Montalcino.





Minestrone
Prato de textura e pedaços de legumes cozidos e as vezes carne, precisa de um vinho com bons taninos e alguma fruta. A untuosidade tem que ser equilibrada pela acidez do vinho, neste caso o ideal são os vinhos como os da Sicília ou da Campânia. Vinhos Tintos encorpados com boa acidez e taninos.


Ravioli con Crema di Zucca
A textura costuma ser bem cremosa e o sabor predominante da abóbora apresenta uma tendência adocicada. Aqui, temos um cenário mais para brancos, de preferência, Chardonnays. Escolha um tipo bem frutado como um típico australiano. Ele terá sintonia com o sabor da abóbora e textura mais adequada para o creme.
      

French Onion Soupe à l'oignon
A famosa sopa de cebola francesa, é internacionalmente conhecida pelo processo do caldo e pela caramelização das cebolas em tomilho e vinho branco, acompanhada por torrada de baguete francesa com gratin de gruyère. Uma excelente pedida para acompanhar é o Vinho Merlot, por ser um vinho intensamente frutado com perfeito equilíbrio. O paladar é rico, macio, perfeitamente equilibrado, sedoso e de grande classe. Sua maciez e fruta acolhem o tempero e especiarias que se sobressaem na sopa de cebola. A adstringência desse vinho é bastante leve ideal para acompanhar essa sopa que é delicadamente cremosa.


Gaspacho

É um saboroso prato feito a base de azeite de oliva, pão, vinagre e hortaliças cruas como tomates, pepinos, pimentões, cebola e alho. Por ser um prato bastante fresco, geralmente é consumido nas calorosas tardes de verão, acompanhado por uma taça de vinho branco, pois combina perfeitamente com o frescor e a acidez do tomate, portanto o ideal é optar por um vinho branco seco relativamente neutro como o Sauvignon Blanc, Verdejo ou Vinho Verde.

Sopa viva de cenoura com gengibre
Uma tendencia para quem está em busca de mais saúde e disposição é a alimentação viva. Essa sopa é preparada com leite vegetal e castanhas de caju demolhada a noite toda, acrescenta-se a cenoura, o gengibre, alguns brotos e bate em um potente liquidificador, em seguida se colocam os temperos frescos e uma pitadinha de sal de ervas para dar um glamour. As sopas são servidas a temperatura de no máximo 45°C preservando assim todos os seus nutrientes. Combinam muito bem com vinhos  biodinâmicos onde o modelo de agricultura e a natureza se ajudam: os chás naturais auxiliam na mineralização do solo, a plantação de rosas entre as videiras controla a proliferação de pragas e o engarrafamento do vinho é feito de acordo com os ciclos lunares: tudo garante o completo equilíbrio do solo. Por seguir esse ciclo que elimina os produtos sintéticos, a agricultura biodinâmica é responsável pela produção dos vinhos mais intensos, saudáveis e saborosos do mundo.
 

Nenhum comentário: