sábado, 30 de abril de 2016

Bella Pasta: Tipos de macarrão, molhos, vinhos e afins

Um dos pratos mais versáteis e práticos da culinária é o Macarrão!

Com ele se pode fazer um delicioso e refinado prato que vais satisfazer os seus sentidos mais exigentes.
Existem algumas regrinhas muitos simples que tornam o macarrão muito mais apetitoso. Essa regrinha compõe basicamente de 3 passos:
  1.  Escolher o tipo de massa e o formato
  2.  Escolher o molho mais indicado para a massa
  3.  Escolher o vinho que vai servir para acompanhar o prato principal
 A tarefa não é tão complicada e você não precisa ser nenhum chef Italiano para ter aquela bela massa posta com toda a classe em sua mesa.

O macarrão


Os diferentes tipos e seus ingredientes

Comum: Farinha de trigo comum + água.

Sêmola: Farinha de trigo especial chamada de sêmola (mais granulada e de cor amarelada) + água

Grano duro: Farinha de trigo proveniente do trigo durum + água. 

Integral: É o macarrão preparado com farinha de trigo integral + água.

Com ovos: Farinha de trigo + água + ovos.


Colorido: Farinha de trigo + água + verduras e legumes em sua formulação, como beterraba, cenoura ou espinafre.

Sem Glúten: Pode ser feito com farinha de milho, quinoa ou arroz.

Os diferentes formatos

Diferente do que muita gente ainda pensa, os diversos formatos não são apenas estéticos. Para cada um deles há uma indicação de prato e tipo de molho. Isso porque cada detalhe da massa foi estudado para propiciar as mais diversas sensações em relação ao sabor e à textura.
O tipos de formatos de macarrão se dividem em longos, curtos, recheados, planos e frescos. A tabela abaixo apresenta alguns formatos de macarrão, e está organizada entre os formatos indicados para sopas, os formatos curtos, longos e os diferenciados.



Como escolher o melhor molho para a sua massa
 

Talharim/Fettucine/Bucattini A combinação perfeitas é com molhos fortes e mais encorpados como bolonhesa, pesto, branco, queijo, putanesca, alho e óleo, Alfredo e rose.

Farfalle/Penne/Fusilli/Rigatoni/Conchiglie - Também vão bem com os molhos líquidos, mas são pré-requisito para os molhos com pedaços, como o ragu ou um molho com tiras de filé mignon, legumes ou vegetais. A ideia é que se você precisa espetar o molho com o garfo para comer, espete também a massa, também é ótimo para saladas

Espaguete – combinam bem com molhos líquidos que envolvem bem os fios longos, como ao sugo, bechamel, shoyu com vegetais, outra opção também é o alho e óleo, molho Alfredo ou creme de queijo. Essas preparações vêm junto com a massa quando você gira o garfo no prato, por isso são boas escolhas. 
 
Ravióli/Capeletti/Tortellini/ - O que determina o tipo de molho é o recheio. Quanto mais simples for o recheio, mais simples deve ser o molho. Quanto mais rico o recheio mais rico o molho. Acompanham bem molhos de manteiga com sálvia ou creme de leite fresco, manteiga e nozes e o tradicional al sugo.

Capellini (cabelo de anjo) - É tradicionalmente consumido com ragu de carne, mas combina com vários tipos de molho, especialmente aqueles mais suculentos como molho rústico de tomates, molho Alfredo e pesto. Também entra na categoria sopas.

Combinando massas e molhos

Massas longas como o clássico espaguete ficam bem com molhos mais líquidos, à base de tomate, alho e azeite. Além disso, o macarrão desse tipo também combina com molho branco.
  

Massas curtas com furos, como penne, por exemplo, ou curvados, como o parafuso, combinam com molhos mais densos e rústicos. Isso porque os furinhos e espaços conseguem preservar e capturar melhor sabores de pedaços e temperos.


Macarrão recheado com ricota ou outros tipos de queijos ficam perfeitos com molho de funghi secchi ou de tomate tradicional. Se você fizer uma massa recheado de abóbora ou ricota e servir um molho muito forte, não vai sentir o recheio.


Massas recheadas com carne combinam bem com molhos brancos, molho de tomate com manjericão, molhos de manteiga com sálvia ou creme de leite fresco, manteiga e nozes ou até mesmo um molho rosé.
  

Massas secas, as industrializadas, absorvem bastante o tempero e ganham mais sabor com molhos de tomates, azeite, alho e ervas.


Massas frescas, feitas com ovos, precisam de atenção especial por serem mais delicadas. Elas ficam bastante saborosas quando combinadas com molhos leves à base de tomate, com legumes ou mesmo na manteiga
  


Harmonizar com o Vinho
Molho ao sugo ou com base de tomate, os vinhos para acompanhar pedem acidez pronunciada. Tintos como os da região de Chianti normalmente fazem bonito. Mas como o prato é simples e versátil, também aceita outras opções, como tintos feitos com a uva Merlot ou ainda rosés um pouco mais encorpados, tais quais os argentinos ou brasileiros.
   

Molho à bolonhesa, ficam perfeitos se acompanhado de um tinto elaborado com a variedade Cabernet Sauvignon. Esses vinhos têm acidez presente e são encorpados o suficiente para fazer um bom casamento com o prato.
    

Molhos cremosos ou de queijos, a dica é experimentar com um branco, que pode ser da uva Chardonnay. Mas tintos delicados como Pinot Noir ou ainda o francês Beaujolais também são bem aceitos.
       


Massas com frutos do mar e peixes também seguem a mesma filosofia de harmonização dos outros pratos feitos com esses ingredientes: vinhos brancos e rosés para acompanhar.
   

Molho al pesto, que tem manjericão e queijo parmesão como ingredientes principais, vai muito bem com os brancos feitos com a uva Sauvignon Blanc ou Torrontés.


Molhos primaveris, que tem tomatinhos, manjericão, azeitonas e queijos frescais, harmonizam bem com roses delicados de notas frescas, o frescor desses vinhos acompanham bem massas quase frias


Vinhos tintos feitos com as uvas Sangiovese e Montepulciano também são maravilhosos para acompanhar a sua macarronada.
Buon appetito
Bom apetite
Bon appétit
Enjoy


Nenhum comentário: