segunda-feira, 3 de março de 2014

O Sono


 A qualidade do sono é vital para o bem estar das pessoas, a boa convivência familiar e a vida profissional.

 

 Dormir é tão importante para conservar a saúde quanto ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente
É durante o sono que descansamos do desgaste físico do dia, também é o momento de reorganização da mente após um período de muitos estímulos. Dormir é uma necessidade fisiológica, o sono é o momento em que corpo e mente descansam, essencial para o bom desempenho do organismo.

Período de sono:
Procure dormir em média 8 horas por noite, assim, terá mais disposição no dia seguinte, esse período de oito horas auxilia a quem faz dieta diminuindo a ansiedade, esse tempo de sono também é responsável pela apresentação de uma pele bonita e viçosa.
Um quarto escuro também é fundamental para o descanso. Além de descansar a mente e o corpo, um quarto totalmente escuro e sem barulho afasta o estresse, regula a pressão arterial, controla o peso e mantém longe o perigo de doenças cardiovasculares


Favorecendo o sono:
Para desfrutar de uma boa noite de sono é fundamental criar uma rotina na hora de dormir e procurar dormir sempre no mesmo horário. Um banho bem quentinho, ajuda o corpo a relaxar, uma música bem suave e pouca luminosidade, é um convite ao descanso. Bebidas quentes adoçadas com um pouco de mel antes de dormir favorece uma boa noite de sono por aumentar a quantidade de serotonina, um sedativo natural do cérebro.


  • Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras em geral, antes de dormir, pois pode provocar azia e má digestão e dessa forma causar aquela inquietação durante o sono.
  • Bebidas estimulantes como chá preto, chá mate, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois possuem em sua composição xantina e cafeína que estimulam o sistema nervoso central.
  • Procure não fazer esforço físico próximo da hora de dormir, deixe pelo menos um tempo equivalente a duas horas ou mais entre a prática de atividade física e o preparo para ir se deitar.


  • Posição para dormir
     Tem quem prefira dormir de lado. Outros não abrem mão de deitar-se de costas. Uma coisa é certa: a maneira como você dorme influencia diretamente na disposição com a qual você acorda
    A posição mais indicada pelos especialistas é a fetal, ela é considerada a melhor posição para dormir porque a coluna fica alinhada e a respiração é tranquila. Praticamente não há contraindicações. O único cuidado é com o tamanho do travesseiro, ele deve ter a mesma altura que o ombro para garantir que a coluna fique alinhada.
    Independente da posição, antes de deitar é bom dar uma boa espreguiçada, ao se alongar o corpo relaxa e colocar a musculatura no lugar.


    Acordar
    Reserve pelo menos uns 10 minutinhos antes de levantar para ficar de barriga para cima para não ficar com a cara muito amassada. Um copo de água e uma boa espreguiçada também fazem maravilhas pelo seu dia


    Pode ser considerada a melhor posição para dormir porque a coluna fica alinhada e a respiração é tranquila. Praticamente não há contraindicações. O único cuidado é com o tamanho do travesseiro. "Ele deve ter a mesma altura que o ombro para garantir que a coluna fique alinhada

    Nenhum comentário: