quinta-feira, 5 de abril de 2012

As mascaras de beleza




Por Sonia Corazza
Você sabia que as máscaras de beleza existem desde muito tempo? No tempo dos faraós, os egípcios já empregavam preparados que funcionavam como máscaras, assim como os gregos, que usavam o recurso das aplicações de argila ou de terra da ilha de Lemos para limpeza. Mas foi no século XIX que apareceram as primeiras máscaras de argila, de caseína e de caulim.

Como é que é?
São preparados cosméticos destinados a aplicação em espessa camada, por um tempo determinado de permanência (15 a 30 minutos), com o objetivo de produzir um bloqueio transitório na zona coberta da pele, tendo várias ações no metabolismo cutâneo.
O efeito de aquecimento e tensor que resulta da sua aplicação produz uma sensação estimulante para a circulação periférica sanguínea, melhorando a oxigenação das células. A presença de materiais adsorventes possibilita a remoção de oleosidade e outras sujidades, eliminando os pontos pretos e deixando a pele mais clara, lisa e receptiva.

Para quem serve, como usar?
As máscaras faciais são formulações bastante variadas, tanto em sua formulação, quanto na apresentação e em função da necessidade da pele. O poder revitalizante das máscaras está nas substâncias que agem sobre a pele. Esse tipo de cosmético tem ingredientes ativos em concentrações maiores que as encontradas nos cremes de uso diário.
É importante aplicar a máscara sobre a pele limpa e tonificada. Isso facilita o trabalho dos princípios ativos , potencializando seu efeito. O ideal é aplicar o esfoliante físico, massageando como para o movimento de limpeza da pele, enxaguar bem, tonificar a pele e depois aplicar a máscara.
De acordo com sua formulação as máscaras de beleza podem ser baseadas em:

Argila
São produtos que contêm altas concentrações de sólidos e podem apresentar-se na forma de pó, para serem misturadas com água ou loções tônicas no momento do uso, ou na forma de pasta. Conforme a máscara seca, ela endurece e contrai, dando uma sensação de lisura e repuxamento na pele. São ótimas para a pele oleosa, mista e acnéica, acalmando a vermelhidão e controlando a oleosidade excessiva e ainda tem ação anti-séptica, evitando a proliferação das bactérias.

Ceras
São compostos unicamente por parafina, ceras e outros materiais que ajudam a formar um filme contínuo sobre a pele. Quando as ceras se solidificam, provocam uma sensação tensora e oclusiva. E como a película cerosa forma uma barreira impermeável à umidade, a máscara induz a uma sudorese abundante, que ajuda remover as sujidades e impurezas procedentes dos poros e da superfície cutânea.
Esse tipo de máscara é ideal para limpar profundamente a pele e também para peles seca e madura.

Plásticas
Nessa categoria enquadram-se as máscaras denominadas peel-off, que perdem água depois da aplicação, formando uma película contínua, elástica e impermeável. Geram uma sensação tensora e são removidas facilmente, de uma só vez. São práticas para usar e ideais para pele jovem.
Agregar estas 2 etapas de cuidado com a sua pele vai proporcionar melhora imediata na saúde e vitalidade da sua pele. Faça deste momento um verdadeiro tratamento SPA-terapêutico!

Texto extraído do site: www.belezainteligente.com.br

Nenhum comentário: